Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como aliviar os sintomas da Zika no bebê

O tratamento da Zika em bebês normalmente inclui o uso de Paracetamol e Dipirona, que são medicamentos receitados pelo pediatra. No entanto, também existem outras estratégias naturais que podem ajudar a completar esse tratamento, fazendo com que o bebê fique mais calmo e tranquilo.

Os remédios devem ser sempre indicados pelo pediatra porque a dose varia com a idade e peso do bebê e, por vezes, pode até existir necessidade de utilizar outros medicamentos, como um anti-alérgico, por exemplo.

Os sintomas do Zika vírus no bebê duram entre 2 a 7 dias e o tratamento não precisa de ser feito em hospital, sendo comum que o tratamento indicado pelo médico seja feito em casa.

Como aliviar os sintomas da Zika no bebê

As estratégias caseiras variam de acordo com o sintoma apresentado:

1. Febre e dor

Em caso de febre, em que a temperatura corporal é superior a 37,5ºC, é sempre importante dar ao bebê os remédios para febre indicados pelo pediatra, na dose correta.

Além disso, existem algumas técnicas naturais que podem ajudar a baixar a febre no bebê como:Heading 2

  • Retirar o excesso de roupas e dar bastante líquido que pode ser leite ou água;
  • Dar um banho com água morna,em que a temperatura da água deve rondar os 36 graus;
  • Colocar compressas ou toalhas frias na testa e nuca do seu bebê.

Veja mais estratégias para baixar a febre no bebê.

2. Manchas na pele e coceira

Quando o bebê tem a pele muito vermelha e com manchas, ou está chorando muito e mexendo os bracinhos, é possível que esteja sofrendo com coceira na pele. Para aliviar os sintomas de coceira, além de dar um remédio antialérgico indicado pelo médico, pode-se também dar um banho terapêutico com maizena, aveia ou camomila que ajudam a tratar as manchas e reduzir a coceira.

Como aliviar os sintomas da Zika no bebê

Banho de maizena

Para preparar um banho de maizena deve-se preparar uma pasta com água e maizena, que deve depois ser adicionada ao banho do bebê. Para preparar a pasta é recomendado adicionar a 1 copo de água, meia xícara de maizena e misturar bem até que forme uma pasta.

Além disso, se o seu bebê tiver manchas na pele, também se pode optar por passar a pasta de maizena diretamente nas regiões da pele mais afetadas.

Banho de camomila

Para preparar um banho de camomila deve-se adicionar 3 saches de chá à água do banho do bebê ou cerca de 3 colheres de sopa de flores de Camomila e esperar 5 minutos antes de iniciar o banho.

Banho de aveia

Para preparar o banho de aveia deve-se colocar ⅓ ou metade de uma xícara de aveia sobre um filtro de café e em seguida amarrar as pontas do filtro com um elástico, ou uma fita, para que forme um pequeno saquinho. Este saquinho, deve ser colocado dentro do banho do bebê, de preferência do lado oposto à torneira. A aveia usada deve ser fina, sem sabor e se possível integral.

3. Olhos vermelhos e sensíveis

No caso de o bebê apresentar olhos vermelhos, sensíveis e irritados deve-se fazer uma limpeza regular dos olhos, utilizando compressas individuais umedecidas em água filtrada, água mineral ou soro fisiológico. A limpeza deve ser sempre feita do canto interno do olho para o externo, num movimento único, trocando-se de compressa sempre que trocar de olho.

Além destes cuidados, o médico pode também recomendar o uso de colírios que vão ajudar a tratar a irritação do olho, trazendo mais alívio para o bebê.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem