Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento da pneumonia atípica

O tratamento da pneumonia atípica dura cerca de 21 dias, podendo ser feito em casa com a utilização de antibióticos, como Eritromicina, Azitromicina ou Claritromicina, receitados pelo pneumologista.

A pneumonia atípica é causada por micro-organismos diferentes dos da pneumonia comum, como Mycoplasma pneumoniae, Clamydia pneumoniae ou Coxiella burnetti, sendo que durante o tratamento os antibióticos podem ser trocados, aumentando as chances de desenvolver diarreia.

A pneumonia atípica é contagiosa e, por isso, os pacientes devem cobrir a boca com um lenço ou uma máscara para espirrar ou tossir, prevenindo a transmissão para outras pessoas.

Sinais de piora da pneumonia atípica

Os sinais de que o tratamento não está fazendo efeito incluem o aumento da febre acima de 40º e agravamento da dificuldade para respirar, podendo resultar em respiração rápida e batimento da asa do nariz.

Perante os sinais de piora, o paciente deve ir ao hospital, uma vez que pode ser necessário fazer novos exames, trocar de antibiótico ou ficar internado para fazer fisioterapia respiratória, receber oxigênio ou injeções de antibiótico na veia.

Sinais de melhora da pneumonia atípica

Quando o tratamento está tendo sucesso, o paciente deverá sentir sintomas de melhora do quadro, como diminuição da febre até 4 dias, diminuição da quantidade de catarro e aumento da facilidade para respirar.

Apesar dos sinais de melhora da pneumonia atípica, o tratamento medicamentoso da pneumonia atípica deve ser mantido até ao final do antibiótico, evitando que a pneumonia volte ou agrave.

Cuidados no tratamento da pneumonia atípica

Além dos remédios, os pacientes devem ter alguns cuidados durante o tratamento, que incluem:

  • Fazer nebulizações de acordo com as indicações do médico;
  • Evitar ir para o trabalho ou à escola;
  • Manter repouso em casa;
  • Beber muitos líquidos, como água, suco natural ou chá;
  • Evitar mudanças bruscas de temperatura;
  • Utilizar roupa adequada à estação.

Estes cuidados são importantes para evitar que a pneumonia volte ou se agrave, causando complicações como parada respiratória, encefalite ou miocardite, por exemplo.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...