Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é a Cirurgia para Mielomeningocele

O tratamento do mielomeningocele geralmente é iniciado nas primeiras 48 horas após o nascimento com uma cirurgia para corrigir a alteração na coluna e evitar o surgimento de infecções ou novas lesões na medula, limitando o tipo de sequelas.

Embora o tratamento para mielomeningocele com cirurgia seja eficaz para curar a lesão na coluna do bebê, não é capaz de tratar as sequelas que o bebê apresenta desde o nascimento. Isto é, caso o bebê tenha nascido com paralisia ou incontinência, por exemplo, não irá ficar curado, mas evitará o surgimento de novas sequelas que poderiam surgir por exposição da medula.

Como é a Cirurgia para Mielomeningocele

Como é feita a cirurgia

A cirurgia para tratar o mielomeningocele normalmente é feita no hospital com anestesia geral e deve, idealmente, ser feita por uma equipe que contenha um neurocirurgião e um cirurgião plástico. Isso porque geralmente segue o seguinte passo-a-passo:

  1. É feito o encerramento da medula espinhal pelo neurocirurgião;
  2. São fechados os músculos das costas por um cirurgião plástico e pelo neurocirurgião;
  3. Finalmente é encerrada a pele pelo cirurgião plástico.

Muitas vezes, como existe pouca pele disponível no local do mielomeningocele, o cirurgião precisa retirar um pedaço de pele de outra parte das costas ou do bumbum do bebê, para realizar um excerto e fechar a abertura nas costas.

Além disso, a maioria dos bebês com mielomeningocele também pode desenvolver hidrocefalia, que é um problema que causa acúmulo excessivo de líquido dentro do crânio e, por isso, pode ser necessário fazer uma nova cirurgia após o primeiro ano de vida para colocar um sistema que ajuda a drenar os líquidos para outros locais do corpo. Saiba mais sobre como é feito o tratamento da hidrocefalia.

É possível fazer a cirurgia no útero?

Embora seja menos frequente, em alguns hospitais, também existe a opção de fazer a cirurgia para encerrar o mielomeningocele antes do final da gravidez, ainda dentro do útero da gestante.

Esta cirurgia pode ser feita por volta das 24 semanas, mas é um procedimento muito delicado que apenas deve ser feito por um cirurgião bem treinado, o que acaba tornando a cirurgia mais cara. No entanto, os resultados da cirurgia no útero parecem ser melhores, já que existe menos possibilidade de novas lesões na medula durante a gestação.

Fisioterapia para mielomeningocele

A fisioterapia para mielomeningocele deve ser feita durante o processo de crescimento e desenvolvimento do bebê para manter a amplitude das articulações e evitar a atrofia muscular.

Além disso, a fisioterapia também é uma ótima forma de estimular a criança a lidar com as suas limitações, como no caso da paralisia, permitindo-a ter uma vida independente, através do uso de muletas ou cadeira de rodas, por exemplo.

Quando voltar ao médico

Após o bebê ter alta do hospital é importante ir ao médico quando surgem sintomas como:

  • Febre acima de 38ºC;
  • Falta de vontade para brincar e apatia;
  • Vermelhidão no local da cirurgia;
  • Diminuição da força em membros não afetados;
  • Vômitos frequentes;
  • Moleira dilatada.

Estes sintomas podem indicar complicações graves, como infecção ou hidrocefalia, e, por isso é importante ir o mais rápido possível ao pronto-socorro.


Bibliografia

  • THE FETAL TREATMENT CENTER. Spina Bifida (Myelomeningocele). Link: <fetus.ucsf.edu>. Acesso em 01 Mar 2019
  • SEATTLE CHILDREN'S. Chromosomal and Genetic Conditions: Myelomeningocele. Link: <www.seattlechildrens.org>. Acesso em 01 Mar 2019
  • NHS. Myelomeningocele. Link: <www.gosh.nhs.uk>. Acesso em 01 Mar 2019
  • CHILDREN'S HOSPITAL OF PHILADELPHIA. Fetal Surgery for Spina Bifida (Myelomeningocele). Link: <www.chop.edu>. Acesso em 01 Mar 2019
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem