Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a herpes genital na gravidez para não contaminar o bebê

O tratamento da herpes genital na gravidez pode ser feito em casa com remédios antivirais como, por exemplo, o Aciclovir ou Valaciclovir, indicados pelo obstetra, para controlar as bolhas vermelhas que aparecem na região íntima da gestante e diminuir as chances de contaminar o bebê com o vírus da herpes.

O tratamento geralmente dura 10 dias e, na maioria das vezes, a grávida tem parto normal, exceto se as bolhas estiverem no canal de parto, pois há um risco maior de contaminar o bebê durante o parto. Neste caso, normalmente é realizada uma cesárea.

Herpes genital na gravidez pode afetar o bebê

A herpes genital na gravidez pode prejudicar o bebê, pois há risco do bebê ser contaminado através da placenta ou na hora do parto, principalmente se a gestante foi infectada pela primeira vez com o vírus da herpes no início ou no final da gestação. Neste caso, pode ocorrer aborto espontâneo, malformações no bebê ou herpes congênito. Para evitar a contaminação do bebê, é importante que a grávida realize o tratamento de forma correta.

Cuidados para acelerar a recuperação

A herpes genital na gravidez é causada pelo enfraquecimento do sistema imune e pode piorar se a gestante estiver estressada ou se estiver muito exposta ao sol, por isso algumas recomendações são:

  • Relaxar ou fazer uma massagem;
  • Manter uma alimentação equilibrada;
  • Dormir no mínimo 8 horas por noite;
  • Evitar a exposição ao sol.

Outra recomendação para herpes genital na gravidez é evitar ter contato íntimo sem camisinha.

Sinais de melhora 

Os sinais de melhora da herpes genital na gravidez são a diminuição e o desaparecimento das bolhas na região íntima.

Sinais de piora 

Os sinais de piora da herpes genital na gravidez são o aumento das bolhas ou o aparecimento de novas bolhas na região íntima, assim como o aparecimento de bolhas em outras regiões do corpo como, por exemplo, na barriga ou nas pernas.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...