Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento da Angina - entenda como é feito

O tratamento da angina é feito principalmente com o uso de medicamentos indicados pelo cardiologista, mas a pessoa também deve adotar hábitos saudáveis, como prática de exercícios regularmente, que devem ser acompanhados por um profissional, e uma dieta adequada. Nos casos mais graves, porém, pode ser indicado a realização de cirurgias de acordo com o grau de obstrução das artérias.

A angina corresponde à sensação de aperto e dor no peito, normalmente causada pela diminuição do fluxo sanguíneo para o coração devido à formação de placas de gordura, chamadas de ateroma, dentro das artérias. Entenda o que é a angina, principais tipos e como é feito o diagnóstico.

Tratamento da Angina - entenda como é feito

Como é feito o tratamento

O tratamento da angina tem como objetivo diminuir os sintomas e aliviar as crises de angina, sendo normalmente feito com o uso de medicamentos vasodilatadores e betabloqueadores, que permitem o aumento da irrigação sanguínea no músculo cardíaco, aliviando os sintomas. Alguns dos medicamentos recomendados pelo cardiologista são o Ácido Acetil Salicílico (AAS) e a Atorvastatina, por exemplo, que atua diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos, reduzindo as placas de gordura dentro das artérias e facilitando o fluxo sanguíneo. Saiba mais sobre a Atorvastatina.

Em alguns casos pode ser necessária a realização de procedimentos cirúrgicos para permitir o bom funcionamento do coração. Nos casos de pacientes que apresentam obstrução de vasos coronarianos como causa de angina, principalmente quando a placa de gordura bloqueia 80% ou mais da passagem de sangue dentro da artéria, é indicada a realização da angioplastia, que pode ser por balão ou por colocação de stent. Neste caso, o risco deste ateroma deslocar-se e causar um infarto é muito grande e uma angioplastia coronariana poderá trazer benefícios para a pessoa. Entenda o que é a angioplastia e como é feita.

Quando existem placas de ateroma bloqueando mais de 80% dos vasos em 3 ou mais artérias ou quando há acometimento da artéria principal do coração, chamada de descendente anterior, poderá ser indicada uma cirurgia de revascularização miocárdica, também conhecida como cirurgia de ponte de safena. Veja como é feita a cirurgia de ponte de safena.

Como prevenir

A angina pode ser prevenida a partir da prática de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios e uma alimentação saudável. É importante manter a pressão controlada, consumir alimentos poucos gordurosos, evitar os excessos alimentares e as bebidas alcoólicas, além de parar de fumar e praticar atividades físicas regularmente sob a orientação do fisioterapeuta ou do profissional de educação física. Assim, é possível evitar a formação de placas de gordura dentro das artérias, prevenindo a angina e outras doenças cardiovasculares. Confira também um remédio caseiro para angina.

É muito importante que as pessoas que estão acima do peso, têm diabetes, pressão alta ou que não se alimentam corretamente, abusando de doces e gorduras, busquem mudar esses hábitos e façam rotineiramente avaliações cardiológicas, principalmente se houver algum caso na família de doença coronariana.

Descobrir precocemente algum problema nos vasos sanguíneos ou no coração aumentam as chances de sucesso no tratamento, aumentam a qualidade de vida e diminuem os riscos de um ataque cardíaco.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar