Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento caseiro para dor de ouvido

As opções caseiras para tratar a dor no ouvido são ótimas, pois não possuem contra-indicações e possuem propriedades antibacterianas, como é o caso da cebola e do manjericão, por exemplo. Apesar de serem medidas eficazes, é recomendado buscar orientação médica antes de iniciar o tratamento caseiro.

A dor no ouvido pode acontecer devido a diversas situações, como por exemplo ficar muito tempo exposto ao frio, limpar o ouvido com força utilizando o cotonete e crescimento de um dente. Caso a dor seja persistente, é recomendado ir ao otorrinolaringologista para que seja feito o diagnóstico e, assim, iniciado o tratamento mais indicado. Conheça outras causas de dor de ouvido.

Compressa com folhas de aboboreira

Tratamento caseiro para dor de ouvido

Esta compressa morna irá aliviar a dor e o incômodo causado pela dor de ouvido e pode ser utilizada para pessoas de todas as idades, não possuindo contra-indicações.

Ingredientes

  • 3 a 4 folhas de aboboreira;
  • 200 ml de água morna.

Modo de preparo

Para preparar este remédio caseiro, lave bem as folhas da aboboreira e coloque dentro de uma panela, juntamente com a água morna.

Quando as folhas estiverem aquecidas, retire-as da água e seque-as muito bem com um pano limpo. Posicione as folhas da aboboreira umas em cima das outras e repouse no ouvido deixando-as atuar por 20 a 30 minutos.

Caldo de manjericão

Tratamento caseiro para dor de ouvido

O manjericão possui propriedades antissépticas, podendo ser considerada uma ótima opção de tratamento caseiro para a dor de ouvido causada por agentes infecciosos. Para fazer esse remédio caseiro, basta amassar as folhas até que se obtenha o caldo e, em seguida, fazer uma compressa no ouvido em que se sente dor pelo menos 3 vezes ao dia.

Suco de cebola

Tratamento caseiro para dor de ouvido

O suco de cebola também pode ser considerada uma ótima opção para tratar a dor de ouvido causada por bactérias, por exemplo, devido à sua propriedade antibacteriana. O suco pode ser feito usando o liquidificador ou o espremedor de laranja, por exemplo, devendo ser usada 1 cebola grande.

Após a obtenção do suco, deve-se aquecê-lo e, quando estiver morno, fazer uma compressa no ouvido com dor pelo menos 2 vezes ao dia.

Remédio para dor de ouvido

Os remédios indicados para o tratamento da dor de ouvido variam de acordo com a causa da dor, podendo ser recomendado pelo otorrinolaringologista o uso de analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, que devem ser utilizados conforme orientação médica. Alguns exemplos de nomes de remédios para dor de ouvido são Cerumin, Otosynalar (gotas), Otomicina e Panotil.

Apesar de acreditar-se, popularmente, que pingar algumas gotas de álcool, leite materno ou de azeite, diretamente no ouvido, pode tratar a dor de ouvido, esta prática é condenada pelos médicos pois pode agravar a situação. O melhor remédio para dor de ouvido em gotas que pode e deve ser utilizado é aquele receitado pelo médico.

Veja quais são os principais remédios para dor de ouvido.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...