5 dicas simples para aliviar a dor de ouvido

Atualizado em agosto 2023

Para aliviar a dor de ouvido pode-se adotar medidas simples e caseiras, como fazer uma compressa morna na orelha, mascar chiclete, aplicar gelo no local, fazer massagem e alongamentos do pescoço, já que ajudam a relaxar os músculos do local.

Se após experimentar as dicas, a dor continuar ou se demorar mais de 2 ou 3 dias para passar, é aconselhado consultar um otorrino ou um clínico geral, para avaliar se existe alguma infecção que precise ser tratada com medicamentos específicos, incluindo antibióticos. Conheça os principais remédios para dor de ouvido.

A dor no ouvido é um sintoma muito comum, que pode surgir sem nenhuma causa aparente ou infecção, sendo muitas vezes provocada pela exposição prolongada ao frio ou pela pressão dentro do ouvido durante um resfriado, por exemplo. Veja as principais causas de dor no ouvido.

Imagem ilustrativa número 1

O que fazer

Para aliviar a dor de ouvido de forma simples, algumas dicas são:

1. Compressa morna

Uma simples compressa morna fornece calor suficiente para aumentar a circulação na orelha e, por isso, ajuda a descongestionar o ouvido. Para usar esta técnica simples, deve-se colocar um pano limpo quente sobre a orelha durante 5 a 10 minutos, evitando que esteja muito quente e queime a pele. Esta é uma ótima forma de aliviar a dor de ouvido no caso das crianças, pois não causa qualquer tipo de desconforto.

Outra opção é utilizar um secador de cabelo na potência mínima a alguns centímetro do ouvido, de forma a que não queime a orelha. Esta forma é especialmente interessante quando a dor de ouvido surge depois de nadar, pois ajuda a secar o canal auditivo. Veja outras formas simples de tirar água do ouvido.

2. Mascar chiclete

Mascar um chiclete é uma das formas mais fáceis e simples de aliviar a dor no ouvido. Isso acontece porque o movimento de mascar, ajuda a massagear os músculos ao redor do ouvido, abrindo as tubas de Eustáquio. Estas tubas são pequenos canais que ligam o ouvido à garganta e que permitem retirar as secreções que se acumulam no ouvido, aliviando a dor.

3. Aplicar gelo

Embora na maioria dos casos, aplicar uma compressa quente possa parecer uma melhor forma de proporcionar mais alívio, também existem situações em que a dor só reduz quando se aplica frio no local. Isso acontece porque o frio ajuda a diminuir a inflamação do ouvido, assim como permite adormecer as terminações nervosas.

Para usar o frio deve-se colocar um pouco de gelo dentro de uma bolsa de plástico e depois apoiar a bolsa sobre a orelha e a região em volta, protegendo com um pano limpo. Em nenhum caso se deve aplicar a bolsa de gelo diretamente na pele, especialmente no caso de crianças ou idosos, pois pode causar queimadura.

4. Fazer uma massagem

Fazer uma massagem leve pode ser outra forma simples de aliviar a dor de ouvido, principalmente quando a dor surge após situações muito estressantes, já que a massagem ajuda a relaxar os músculos que podem estar contraídos pelo excesso de estresse e preocupação.

Para realizar a massagem deve-se fazer movimentos de cima para baixo com o polegar, começando atrás da orelha e fazendo uma ligeira pressão enquanto se desce em direção ao pescoço. Depois, deve-se repetir o mesmo movimento pela parte da frente da orelha.

5. Alongamentos do pescoço

Os alongamento do pescoço também são outra opção para relaxar os músculos e aliviar a dor de ouvido, especialmente quando for excesso de estresse. Um dos alongamentos mais eficazes consiste em manter as costas retas e depois, sem virar o corpo, olhar para um lado e segurar a cabeça por 10 a 15 segundos, depois virar para o outro lado e segurar a cabeça de novo.

Outro alongamento que pode ser usado consiste em olhar em frente e depois inclinar a cabeça para um lado, de forma a que o ouvido fique mais próximo do ombro. Depois, deve-se segurar essa posição com a mão do mesmo lado e manter por 10 a 15 segundos. Por fim, deve-se repetir no outro lado.

Confira outras opções de alongamentos para o pescoço que podem ajudar.

Quando ir ao médico

Na maioria dos casos, a dor no ouvido não é um sintoma grave e pode ser aliviado em casa, porém, é importante ir ao médico se:

  • A dor não melhorar após 2 ou 3 dias;
  • Surgirem outros sintomas como febre, dor de cabeça intensa ou tonturas;
  • Existir pus ou qualquer tipo de líquido saindo pelo ouvido;
  • Dificuldade para abrir a boca.

Nestes casos pode estar se desenvolvendo uma infecção no ouvido e é importante iniciar o tratamento adequado com antibióticos. Saiba mais sobre o tratamento da dor de ouvido.

Vídeos relacionados