4 chás para aliviar a sensação de estômago cheio

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
junho 2022

Os chás de Capim-Limão, Ulmária e de Lúpulo são ótimas opções naturais para tratar a azia, má digestão e a sensação de peso ou de estômago cheio, mesmo depois de ingerir pequenas porções.

O estômago cheio ou pesado, é um sintoma muito comum, que pode vir acompanhado de outros como náusea, azia, refluxo ou de estômago alto, por exemplo, e que pode ter diversas causas. Esta pode ser causada por problemas como gastrite, excesso de gases, ansiedade ou nervosismo ou por excesso de café, bebidas alcoólicas ou comidas apimentadas na alimentação. Assim, alguns tratamentos caseiros que servem para melhorar a digestão são:

1 . Chá de Capim-Limão

Capim-Limão
Capim-Limão

O Capim-limão é uma planta medicinal com propriedades analgésicas e que reduzem os espasmos, sendo um excelente remédio para o alivio dos gases que provocam arrotos, e a indigestão. Para preparar este chá precisa de:

Ingredientes:

  • 1 ou 2 colheres de chá de Capim-limão seco;
  • 1 xícara de 175 ml de água fervente.

Modo de preparo:

Adicione o Capim-limão à água fervente, tampe e deixe repousar durante 10 minutos. Coe antes de beber. É recomendado tomar 1 xícara deste chá 3 vezes por dia, enquanto existirem sintomas.

2 . Chá de Ulmária

Ulmária também conhecida por Filipêndula
Ulmária também conhecida por Filipêndula

O chá de Ulmária, planta também conhecida por Filipêndula, é conhecido devido à sua ação antiácida, ajudando a combater o excesso de acidez no estômago e a má digestão, podendo ser usado no tratamento de problemas de estômago como a gastrite.

Ingredientes:

  • 1 ou 2 colheres de chá de ulmária seca;
  • 1 xícara de 175 ml de água fervente.

Modo de preparo:

Adicione a ulmária à água fervente, tampe e deixe repousar durante 10 minutos. Coe antes de beber. Este chá pode ser bebido de 2 em 2 horas sempre que sentir necessidade ou sempre que estiverem presentes sintomas de refluxo ou de acidez no estômago.

3 . Chá de Lúpulo

Lúpulo
Lúpulo

O Lúpulo é uma planta medicinal que pode ser usada no tratamento de problemas de natureza digestiva, estimulando a digestão e aliviando a sensação de estômago cheio e gases. Esta planta medicinal tem um efeito sedativo e é um estimulante digestivo com excelentes resultados.

Ingredientes:

  • 1 ou 2 colheres de chá de folhas secas de lúpulo;
  • 1 xícara de 175 ml de água fervente.

Modo de preparo:

Adicione o Lúpulo à água fervente, tampe e deixe repousar durante 10 minutos. Coe antes de beber.

4. Chá de manjericão

O manjericão possui propriedade digestiva e calmante, ajudando a facilitar a digestão do alimento e reduzindo a inflamação do estômago, o que ajuda a aliviar os sintomas de má digestão.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Adicionar as folhas de manjericão na xícara de água fervente e abafar por aproximadamente 10 minutos. Depois, coar a mistura para retirar as folhas e beber morno.

Assista ao vídeo a seguir e veja dicas sobre alimentação para tratar a dor no estômago:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em junho de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em junho de 2022.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • O que comer para aliviar os sintomas de Gastrite

    03:11 | 2198284 visualizações