O que você precisa saber?

5 Passos para se proteger da Meningite Viral

A transmissão da meningite viral se dá através do ar por inspirar gotículas de saliva contaminadas com o vírus ou pela ingestão de alimentos contaminados com a saliva ou com as fezes da pessoa que está com a doença.

A pessoa doente pode afetar todos à sua volta e por isso mesmo que você tenha um bom sistema imune e nunca fique doente, veja 5 estratégias que você precisa adotar para evitar ficar doente:

1. Não comer no mesmo prato, nem talher

5 Passos para se proteger da Meningite Viral

O vírus pode passar de uma pessoa para outra através da saliva. Assim uma pessoa doente pode deixar vestígios do vírus no prato, copo ou talher enquanto se alimenta, e se você tomar o restinho do suco, do refrigerante ou comer no mesmo prato da pessoa contaminada, existe o risco de você também ficar doente. Por isso, se você conhece uma pessoa que está com meningite evite ficar muito próximo dela e não use os mesmos serviços de loiça que ela, sem antes lavar muito bem com água e sabão.

2. Não ficar perto de pessoas tossindo 

5 Passos para se proteger da Meningite Viral

Se alguém está doente e espirra ou tosse perto de você, todo o ar a sua volta pode estar contaminado, porque durante a tosse e o espirro gotículas de saliva e perdigotos ficam soltas pelo ar e podem entrar no seu corpo através da sua respiração. Em épocas de epidemia, você deve evitar estar próximo de pessoas doentes e também deve evitar locais fechados, com pouca circulação do ar, como escritórios, salas de cinema, teatro ou algumas igrejas, por exemplo.

Pode ser útil oferecer um pacote de lenços de papéis descartáveis para quem está tossindo ou espirrando para que a pessoa use e jogue fora, sempre que necessário, para evitar contaminar os outros.

3. Não dividir sua bebida

5 Passos para se proteger da Meningite Viral

Não é porque aquele seu amigo ou gatinho da balada parece uma pessoa decente e saudável que você pode tomar uma caipirinha ou uma cerveja do mesmo copo que ele. Essa pessoa pode estar contaminada e você pode ficar seriamente doente. Por isso, se você está querendo sair para beber, tenha o cuidado de ter um copo só seu e se eventualmente sair para ir ao banheiro e depois voltar, tenha o cuidado de pedir uma nova bebida, porque o seu copo já pode estar contaminado. Já pensou se ele espirrou ou tossiu por ali e os vírus ficaram bem no seu copo?

4. Não beijar pessoas estranhas

5 Passos para se proteger da Meningite Viral

Tudo bem que aquela pessoa é linda e está a fim de você e é impossível perder a possibilidade de dar um beijinho, mas você já pensou se você fica doente? A pessoa já pode estar contaminada e pode passar o vírus para os outros, mesmo antes de apresentar os sintomas. Assim, a melhor estratégia é não beijar estranhos e não se aproximar muito de pessoas que você acabou de conhecer e não conhece bem os hábitos de higiene. 

5. Não usar o banheiro público

5 Passos para se proteger da Meningite Viral

Ok, agora o papo ficou muito sério. Já pensou se a pessoa está doente, foi ao banheiro e fez o número 2 e não lavou as mãos? Pânico! Pois é, quem vê cara não vê coração! As pequenas partículas de cocô podem estar espalhadas por todo o lado, e as casas de banho públicas são muito perigosas, mas mesmo assim, até as que parecem muito limpas também podem estar contaminadas.

Por isso, o ideal é não usar o banheiro público, mas não for possível, confira os 5 passos para usar o banheiro público sem pegar doenças.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...