Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Febre Aftosa em humanos: como acontece a transmissão e tratamento

A transmissão da febre aftosa para humanos é difícil de acontecer, no entanto quando a pessoa encontra-se com o sistema imune comprometido e consome leite ou carne de animais contaminados ou entra em contato com urina, sangue ou secreções desses animais, o vírus pode causar infecção.

Como a febre aftosa em humanos é pouco comum, ainda não há um tratamento bem estabelecido, sendo normalmente indicado o uso de medicamentos para tratar os sintomas, como o Paracetamol, por exemplo, que atua diminuindo a dor e baixando a febre.

Febre Aftosa em humanos: como acontece a transmissão e tratamento

Como acontece a transmissão

A transmissão do vírus responsável pela febre aftosa para humanos é rara, mas pode acontecer por meio da ingestão de leite ou carne provenientes de animais contaminados, sem que tenham sidos realizados qualquer tipo de processamento do alimento. O vírus da febre aftosa normalmente só causa infecção em humanos quando o sistema imunológico encontra-se comprometido, uma vez que em condições normais, o organismo consegue combater o vírus.

Comer a carne de um animal contaminado com a febre aftosa não é o ideal, mas raramente isso pode causar a febre aftosa nos humanos, especialmente se a carne tiver sido congelada ou processada previamente. Saiba como evitar a contaminação.

Além disso, a transmissão da febre aftosa também pode acontecer quando a pessoa possui uma ferida aberta na pele e esta ferida entra em contato com as secreções do animal contaminado, como por exemplo fezes, urina, sangue, catarro, espirro, leite ou sêmen.

Tratamento para febre aftosa

O tratamento para a febre aftosa em humanos não é específico, sendo normalmente recomendado o tratamento dos sintomas por meio do uso de medicamentos para aliviar as dores e baixar a febre, como por exemplo o Paracetamol, que deve ser usado a cada 8 horas.

Além dos medicamentos, recomenda-se limpar devidamente as feridas com água e sabão e passar uma pomada cicatrizante pode ser útil e facilitar a cura destas. O tempo de curso da doença é em média de 15 dias, havendo completa remissão do sintomas após este período.

A febre aftosa não passa de pessoa para pessoa, e por isso não é necessário haver isolamento, e pode-se partilhar objetos sem ser contaminado. Mas o indivíduo contaminado pode vir a contaminar outros animais, e por isso deve-se manter distância deles, pois neles a doença pode ser potencialmente grave. Conheça mais sobre a febre aftosa.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar