Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como acontece a Transmissão da AIDS

A transmissão da AIDS ocorre através do contato com o sangue, secreção vaginal, esperma, ou leite materno contaminado com o vírus HIV.

O vírus HIV, ao entrar no organismo do indivíduo, irá enfraquecer o seu sistema imune e causar sintomas como febre, mal-estar geral, tosse seca e dor de garganta que, geralmente, só se manifestam 3 a 6 semanas após a infecção e que podem ser confundidos com uma gripe ou resfriado. Desta forma, se o indivíduo teve algum comportamento de risco, como contato íntimo sem preservativo, ou usou seringas de um indivíduo infectado, deve realizar um teste de HIV após 40 a 60 dias para confirmar se tem ou não AIDS.

Como se transmite a AIDS

A transmissão da AIDS só ocorre quando há contato direto com o sangue ou secreções de um indivíduo infectado, sendo que ela não é transmitida através de beijos ou do contato com o suor de um indivíduo contaminado, por exemplo.

Se pega AIDS através de:Não se pega AIDS através de:
Relação sexual sem preservativo com indivíduo infectadoBeijo, mesmo na boca, abraço ou aperto de mão
De mãe para filho através do parto ou amamentaçãoLágrimas, suor, roupas ou lençóis
Contato direto com sangue infectadoUsar o mesmo copo, talher ou prato
Usar a mesma agulha ou seringa que um indivíduo infectadoUsar a mesma banheira ou piscina

Apesar da AIDS ser uma doença altamente contagiosa, é possível conviver, almoçar, trabalhar ou ter um relacionamento amoroso com alguém infectado, pois beijar, compartilhar utensílios de cozinha ou apertar a mão, por exemplo, não transmitem a AIDS. Porém, se a pessoa com HIV tiver um corte na mão, por exemplo, é necessário ter alguns cuidados, como não apertar a mão ou usar luvas para não entrar em contato com o sangue.

Veja quais os sintomas da AIDS e como fazer o teste de HIV:

Prevenção da AIDS

É possível prevenir a AIDS através da adoção de alguns cuidados, como:

  • Utilizar preservativo em todas as relações íntimas, mesmo nas orais;
  • Utilizar luvas e somente material esterilizado se tiver que tocar em sangue ou outras secreções;
  • Não compartilhar seringas;
  • Em caso de mãe HIV positiva, não amamentar o bebê.

É muito importante ter estes cuidados sempre, mesmo no caso de indivíduos já portadores do vírus HIV, para evitar uma recontaminação, que dificulta ainda mais o tratamento. Veja como tratar a AIDS em: Tratamento da AIDS.

Transmissão vertical da AIDS

A transmissão vertical da AIDS refere-se à contaminação que passa da mãe portadora de AIDS para o seu bebê, seja através da placenta, trabalho de parto, parto ou amamentação.

Esta contaminação pode ocorrer se a carga viral da mãe estiver muito alta ou se ela amamentar o bebê.

Para evitar a transmissão vertical da AIDS, recomenda-se que a mãe siga o tratamento mesmo durante a gravidez para diminuir ao mínimo sua carga viral e que ela não amamente seu bebê, oferecendo o leite materno de outra mulher, que pode ser conseguido no banco de leite humano.

Saiba mais sobre o tratamento da AIDS na gravidez em: AIDS na gravidez.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...