Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como saber se é TPM ou estresse

Para saber se é TPM ou estresse, é importante observar em que fase do ciclo menstrual a mulher está. Os sintomas da TPM acontecem nas 2 semanas antes da menstruação, podem ficar mais intensos, mas não aparecem na mulher que toma anticoncepcional.

Já o estresse é constante, e está mais associado a situações que causam ansiedade, como trabalho excessivo, perda de um emprego ou baixa auto-estima.

Como saber se é TPM ou estresse

Como diferenciar a TPM e o estresse

A TPM e o estresse podem acontecer em qualquer idade, e além disto, podem piorar um ao outro, tornando a mulher cada vez mais ansiosa e irritada. Para saber identificar, a mulher deve estar atenta a algumas diferenças, como:  

DiferençasTPMEstresse
PeríodoSintomas surgem 14 dias antes e pioram ao se aproximar da menstruação.Sintomas constantes e presentes na maioria dos dias.
O que faz piorar

Período da adolescência e próximo à menopausa.

Situações de ansiedade e preocupação.
Sintomas Físicos

- Seios doloridos;

- Inchaço;

- Cãimbras musculares;

- Dor na região do útero;

- Desejo por alimentos riscos em açúcar;

- Dor de cabeça intensa, geralmente enxaqueca.

- Cansaço;

- Tensão muscular, principalmente nos ombros e nas costas;

- Suor;

- Tremores;

- Dor da cabeça constante, pior ao fim do dia.

Sintomas Emocionais

- Oscilações do humor mais frequentes;

- Melancolia e choro fácil;

- Sonolência;

- Irritabilidade e reações explosivas.

- Dificuldade de concentração;

- Inquietude;

- Insônia;

- Impaciência e agressividade.

Para ajudar a identificar estas diferenças, uma dica é anotar o que sente em um caderno com as datas e o período menstrual. Desta forma, é possível observar os sintomas mais frequentes, e diferenciar se são sintomas constantes ou que aparecem antes da menstruação. 

Além disto, como estas 2 situações podem existir em conjunto, e os sintomas podem se confundir, é importante consultar-se com um clínico geral, ginecologista ou psiquiatra, que ajudarão a identificar o problema, de acordo com a história clínica e os sintomas apresentados.

Como tratar os sintomas da TPM e estresse

Para diminuir as chances de desencadear os sintomas da TPM e aliviar o estresse, é orientado investir em momentos diários de alegria e de relaxamento. Pode ser numa conversa saudável e divertida com uma amiga, uma aula de meditação, assistindo a uma comédia ou fazendo qualquer outra atividade que dê prazer.

Quando os sintomas são muito intensos, remédios prescritos pelo médico podem auxiliar no alívio, como antidepressivos e ansiolíticos. Formas naturais de prevenir e tratar estes sintomas são praticar atividade física, pois ajuda a relaxar, aliviar a tensão e diminuir os sintomas físicos, além do uso de calmantes naturais, através de cápsulas ou chás, como de camomila ou valeriana. Confira outras formas de tratamentos naturais.

Veja no vídeo a seguir, como diminuir a ansiedade e o estresse através dos alimentos:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...