Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tormentila para parar a Diarreia

A Tormentila, também conhecida por Potentilla, é uma planta medicinal utilizada no tratamento de problema no estômago ou intestino, como gastroenterites, diarreia ou cólicas intestinais. 

O nome científico da Tormentila é Potentilla erecta e esta planta pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou mercados livres. Esta planta pode ser usada para preparação de chás ou tinturas, ou pode ser comprada na forma de cápsulas com extrato seco da planta. 

Para que serve

A Tormentila serve para tratar problemas no estômago como dores de estômago ou gastroenterite ou para tratar problemas no intestino como cólica intestinal ou diarreia. Além disso, esta planta também pode ser usada no tratamento de outros problemas como hemorragias nasais, queimaduras, hemorroidas, estomatites, gengivites e no tratamento de feridas com difícil cicatrização. 

Tormentila para parar a Diarreia

Propriedades

A Tormentila é um planta medicinal que apresenta propriedades antissépticas e adstringentes, tendo por isso um efeito cicatrizante sobre a pele e mucosas. 

Modo de uso

A Tormentila pode ser usada na forma de chá ou tinturas, que podem ser preparadas usando raízes secas ou frescas da planta ou extratos secos.  

1.Chá de Tormentila para cólicas intestinais

O chá preparado com raízes secas ou frescas de Tormentila pode ser usado para aliviar cólicas intestinais e os sintomas da gastroenterite, e para o preparar precisa de: 

  • Ingredientes: 2 a 3 colheres de raízes secas ou frescas de Tormentila. 
  • Modo de preparo: colocar as raízes da planta numa xícara e adicionar 150 ml de água fervente. Tampar e deixar repousar durante 10 a 15 minutos. Coar antes de beber. 

Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia. 

Além disso, o chá desta planta também é ótimo para tratar problemas na pele, feridas de cicatrização lenta, hemorroidas ou queimaduras, sendo nestes casos recomendado molhar compressas no chá para serem aplicadas diretamente sobre a região a tratar. Veja outros remédios caseiros para tratar hemorroidas em Remédios caseiros para hemorroidas

2. Solução para problemas na boca

As soluções preparadas com as raízes desta planta, são indicadas para fazer enxágues bucais para tratar problemas na boca como estomatites, gengivites, faringites e amigdalites, devido ao seu efeito anti-séptico e cicatrizante. 

  • Ingredientes: 2 a 3 colheres de raízes de Tormentila. 
  • Modo de preparo: colocar as raízes da planta numa panela com 1 litro de água e ferver durante 2 a 3 minutos. Tampar e deixar arrefecer. 

Esta solução deve ser usada para fazer gargarejos ou bochechos, vária vezes por dia, de acordo com a necessidade. 

3. Tinturas para a diarreia

As tinturas de Tormentila podem ser compradas em farmácias de manipulação ou em lojas de produtos naturais, sendo indicadas para o tratamento da diarreia, enterocolites e enterites. 

As tinturas devem ser tomadas varias vezes por dia, conforme a necessidade, sendo recomendadas doses de 10 a 30 gotas que podem ser tomadas de hora em hora. 

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais da Tormentila podem incluir má digestão e dor de estômago, especialmente em pacientes com estômago sensível. 

Contraindicações

A Tormentila está contraindicada para grávidas e mulheres a amamentar e para pacientes com estômago sensível. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...