Tireoglobulina: o que é, para que serve e por que pode estar alta ou baixa

Atualizado em dezembro 2023

A tireoglobulina é uma proteína produzida pela tireoide que participa da produção dos hormônios tireoidianos. Assim, o exame de tireoglobulina pode ser indicado para avaliar a resposta do câncer da tireoide ao tratamento e identificar seu retorno após a remoção da glândula por cirurgia.

No entanto, alterações nos níveis de tireoglobulina no sangue nem sempre são indicativos de câncer, podendo estar presentes também em caso de outros problemas da tireoide, como hipertireoidismo e tireoidite.

Em caso de alterações nos níveis de tireoglobulina no sangue, é recomendado consultar um endocrinologista ou clínico geral para uma avaliação e identificar se existe algum problema da tireoide que necessite de tratamento.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve o exame de tireoglobulina

O exame de tireoglobulina é indicado para:

  • Avaliar a resposta ao tratamento do câncer da tireoide, principalmente caso se tenha feito a retirada da glândula;
  • Identificar o retorno câncer da tireoide após a retirada da glândula por cirurgia, podendo ser utilizada como forma de monitoramento após o tratamento;
  • Auxiliar no diagnóstico da tireotoxicose factícia, que é o excesso de hormônios tireoidianos na circulação devido a medicamentos como a levotiroxina.

Além disso, em caso de câncer de tireoide, os níveis de tireoglobulina no sangue também podem ser indicativos da atividade da doença, já que a quantidade de tireoglobulina na circulação é proporcional ao funcionamento da glândula e seu tamanho. Conheça outros exames que avaliam a tireoide.

Qual é a relação entre anti-tireoglobulina e tireoglobulina?

Anti-tireoglobulina é o anticorpo produzido pelo organismo contra a tireoglobulina e, algumas vezes, a sua identificação no sangue pode ser indicativa de doenças autoimunes da tireoide, como tireoidite de Hashimoto e doença de Graves. Veja mais sobre a anti-tireoglobulina.

Como é feito o exame da tireoglobulina

O exame de tireoglobulina é feito a partir da coleta de uma pequena amostra de sangue que é enviada para o laboratório para análise.

Na maioria dos casos, não é necessário qualquer tipo de preparo, mas dependendo da técnica utilizada para fazer o exame, alguns laboratórios podem recomendar que se interrompa a ingestão de alguns suplementos vitamínicos, como os que contêm vitamina B7, por pelo menos 12 horas antes do exame, já que pode interferir no resultado.

O que significa o resultado

O valor de referência da tireoglobulina pode variar de acordo com o laboratório e método de detecção utilizado. De forma geral, é considerado que o valor de referência para o exame de tireoglobulina é entre 3,5 e 77 ng/ mL.

Tireoglobulina alta

As principais causas de tireoglobulina alta são:

  • Uso de medicamentos antitireoidianos, como metimazol ou propiltiouracil;
  • Hipertireoidismo, devido à estimulação excessiva da tireoide;
  • Tireoidite, que é a inflamação da glândula;
  • Traumas na tireoide, em caso de cirurgia ou biópsia, por exemplo;
  • Doença renal crônica, que afeta o funcionamento dos rins para eliminar substâncias do organismo;
  • Adenoma de hipófise, caso provoque a produção excessiva de TSH;
  • Câncer da tireoide, podendo também indicar metástase ou persistência de partes do tumor após a retirada da glândula por cirurgia.

Embora a tireoglobulina esteja alta em casos de câncer de tireoide, este exame não serve para confirmar o diagnóstico, sendo necessário outros exames, como a biópsia, para identificar o tumor. Veja os sintomas de câncer da tireoide e como confirmar o diagnóstico.

Tireoglobulina baixa

De forma geral, a diminuição nos níveis de tireoglobulina significa que a tireoide está funcionando normalmente. Além disso, pode ser consequência do uso de hormônios tireoidianos em doses elevadas ou da retirada da glândula tireoide por meio de cirurgia.

No entanto, no caso de câncer de tireoide em que a glândula é retirada, é esperado que os níveis de tireoglobulina seja indetectável. Por isso, nesse caso, mesmo que os níveis estejam baixos podem ser indicativos de retorno da doença.