Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Tipos de meningite: quais são e como se proteger

A meningite corresponde à inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus, bactérias e até mesmo parasitas.

O sintoma mais característico da meningite é a rigidez na nuca, que dificulta o movimento do pescoço, além de dor de cabeça e náuseas. O tratamento é feito de acordo com o microrganismo identificado, podendo ser feito com antimicrobianos, analgésicos ou corticoides.

Tipos de meningite: quais são e como se proteger

1. Meningite viral

A meningite viral é um tipo de meningite causada por vírus e que costuma ser mais frequente no verão e em pessoas a partir dos 15 anos de idade. Esse tipo de meningite é menos grave e desenvolve sintomas parecidos com os da gripe como febre, mal estar e dores no corpo, sintomas que se tratados corretamente podem desaparecer em 10 dias.

Quando a meningite é causada pelo vírus da herpes, passa a ser conhecida como meningite herpética, e é considerado um tipo de grave de meningite viral, já que pode provocar inflamação de várias regiões do cérebro, sendo esta condição denominada meningoencefalite. Entenda mais sobre a meningite herpética.

A transmissão é feita através do contato direto com secreções de pessoas infectadas, sendo assim importante adotar medidas de prevenção, como lavar as mãos corretamente e evitar o contato muito próximo com pessoas infectadas.

Como é o tratamento: O tratamento da meningite viral deve ser indicado pelo infectologista ou clínico geral e tem como objetivo aliviar os sintomas, podendo ser indicado o uso de medicamentos analgésicos e antipiréticos, podendo esse tratamento ser feito em casa ou no hospital de acordo com a gravidade dos sintomas e histórico de saúde da pessoa.

No caso da meningite causada pelo vírus da Herpes, o tratamento deve ser feito em isolamento no hospital e envolve o uso de medicamentos antivirais para ajudar o sistema imune no combate ao vírus. Entenda como é feito o tratamento da meningite viral.

2. Meningite bacteriana

A meningite bacteriana é mais grave que a meningite viral e corresponde à inflamação das meninges causada por bactérias como Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae, Mycobacterium tuberculosis e Haemophilus influenzae.

As bactérias entram no organismo por meio das vias respiratórias, atingem a corrente sanguínea e se dirigem ao cérebro, inflamando as meninges, além de causar febre alta, vômitos e confusão mental, podendo colocar a vida da pessoa em risco quando não tratada.

A meningite bacteriana causada pela bactéria Neisseria meningitidis é denominada meningite meningocócica e, apesar de raro, acontece com mais frequência em crianças e idosos, principalmente quando há condições que diminuem o sistema imunológico. Esse tipo de meningite é caracterizada por rigidez na nuca, havendo dificuldade para dobrar o pescoço, forte dor de cabeça, presença de manchas roxas na pele e intolerância à luz e a ruídos.

Como é o tratamento: O tratamento da meningite é feito, na maioria das vezes, com a pessoa internada no hospital para que se possa acompanhar a evolução do paciente e evitar possíveis complicações, sendo indicado o uso de antibióticos de acordo com a bactéria responsável pela infecção. Veja mais detalhes do tratamento da meningite bacteriana.

3. Meningite eosinofílica

A meningite eosinofílica é um tipo raro de meningite causada pela infecção pelo parasita Angiostrongylus cantonensis, que infectam lesmas, caracóis e caramujos.

As pessoas se tornam infectadas ao consumir a carne de animais contaminados com o parasita ou alimentos contaminados com secreções desses animais, resultando no aparecimento de sintomas como forte dor de cabeça, náusea, vômito e rigidez na nuca. Conheça outros sintomas de meningite eosinofílica.

Como é o tratamento: É importante que o tratamento para meningite eosinofílica seja feito assim que os primeiros sintomas da doença seja identificados, pois assim é possível prevenir as complicações relacionados com esse tipo de meningite.

Assim, o médico pode recomendar o uso de medicamentos antiparasitários, para combater o agente infeccioso, analgésicos e corticoides para aliviar os sintomas, devendo a pessoa ficar internada durante o tratamento.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem