Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quais são as opções para Pintar o Cabelo

A tintura permanente, tonalizante e de hena são algumas opções para tingir o cabelo, alterando a cor e cobrir os cabelos brancos. A maioria das tintas permanentes são mais agressivas porque contém amônia e oxidantes, no entanto, algumas marcas produzem tintas permanentes para o cabelo com menos químicos, sem adição de amônia, basta verificar na embalagem.

Apesar de qualquer pessoa poder usar as tintas nos cabelos, sejam elas naturais ou industrializadas, não é recomendado aplicar esse tipo de produto nas crianças e nas mulheres grávidas. Nestes casos deve-se preferir as tintas naturais preparadas com chás como sálvia ou beterraba, por exemplo. Veja como preparar estas tinturas naturais.

Saiba quais são as opções para Pintar o Cabelo

Opções de Tintas para Cabelos

As principais tinturas para os cabelos são:

  1. Tintura permanente: Muda a cor dos fios e precisa de retoque na raiz, quando o cabelo crescer, dentro de 30 dias. Não é recomendado aplicar o produto sob o cabelo já tingido pelo risco de ressecamento dos fios;
  2. Tintura tonalizante: Não contém amônia e só clareia o cabelo em apenas 2 tons, durando em média 20 lavagens;
  3. Tintura temporária: É ainda mais fraca que a tonalizante e só é recomendado para dar mais brilho ao cabelo, dura em média de  5 a 6 lavagens;
  4. Tintura de Hena: É um produto natural que altera a cor do cabelo sem mudar a estrutura dos fios, mas não consegue clarear os cabelos, dura em média 20 dias;
  5. Tintura vegetal: É um produto natural que deve ser aplicado no salão de cabeleireiro, sendo eficaz para alterar completamente a cor e cobrir os cabelos brancos. Dura cerca de 1 mês;
  6. Tintas naturais: As tintas preparadas com chás com ótimas opções para quem desejs mais brilho e menos cabelos brancos, sem ter que recorrer à produtos químicos. Elas duram cerca de 3 lavagens mas podem ser usadas regularmente.

Se você deseja tingir os cabelos, mudando visual ou somente aprimorando a beleza dos seus fios, o ideal é ir a um salão de cabeleireiro para que não haja surpresas desagradáveis como o cabelo ficar manchado ou ressecado, por exemplo.

Contudo existem à venda em praticamente todos os supermercados as tintas capilares para uso doméstico. Elas podem ser aplicadas em casa, seguindo rigorosamente as indicações vindas no folheto mas apesar de poder ser aplicada pela própria pessoa, é mais indicado que seja outra pessoa a aplicar o produto, com auxílio de um pente para separar o cabelo mexa por mexa.

Cuidados com o cabelo pintado

Quem tem os cabelos pintados com qualquer tipo de produto deve seguir alguns cuidados essenciais para garantir o brilho, a maciez e a elasticidade dos fios, como:

  • Lavar o cabelo quando houver necessidade, sempre que ele ficar com a raiz oleosa;
  • Usar produtos adequados para cabelos tingidos ou quimicamente tratados;
  • Usar shampoo diluído em água, aplicando o produto somente na raíz e lavar o comprimento do cabelo somente com a espuma;
  • Aplicar condionador ou máscara nos cabelos deixando atuar durante pelo menos 2 minutos enquanto penteia os fios;
  • Enxaguar o cabelo com água mais fria e se desejar, aplicar uma pequena quantidade de creme de pentear no comprimento dos fios;
  • Fazer uma máscara de hidratação profunda pelo menos 1 vez por semana.

Nos dias em que não lavar os cabelos é importante pulverizar um pouco de água com ou sem creme de pentear diluído, ou sérum, nos fios, separando mexa por mexa. Quem tem o cabelo crespo ou cacheado pode seguir o mesmo procedimento, tendo cuidado para não desmanchar os cachos.

Dúvidas comuns

1. Posso alisar o cabelo pintado?

Sim desde que tenha muito cuidado para hidratar os fios no mínimo a cada 15 dias. Você pode apostar nas máscaras caseiras, mas é bom pelo menos a cada 2meses, fazer uma hidratação mais profunda no salão de beleza.

2. Se não gostar da cor posso pintar denovo?

O ideal é esperar cerca de 10 dias para tingir novamente os fios, não sendo recomendado aplicar uma outra tintura no mesmo dia. Para evitar esse tipo de surpresa desagradável é recomendado fazer o teste da mexa, pintando somente uma parte do cabelo e secá-la para ver o resultado final. 

3. Como saber se meu cabelo está muito seco?

Além da aparência com frizz, volume e falta de brilho nos fios, existe um teste muito fácil que pode indicar se o cabelo está saudável e devidamente hidratado. Você poder aproveitar um fio de cabelo que caiu e segurar nas suas extremidades, puxando-as para verificar se o cabelo quebra ao meio ou se ele ainda tem alguma elasticidade. Se le quebrar é porque está muito seco, necessitando de um tratamento.

4. Posso pintar o cabelo com Anilina ou papel crepom?

Não, a anilina é um corante que não é indicado para o cabelo e pode não ter o efeito esperado manchando ou danificando os fios. O papel crepom quando molhado solta tinta e pode tingir os fios, mas deixa-os completamente manchados não sendo indicar usa-lo para este fim.

5. Posso passar água oxigenada para pintar o cabelo? 

A água oxigenada apesar de clarear os fios resseca muito e não é indicada para ser aplicada diretamente no cabelo, nem misturada aos cremes de massagem. Se deseja clarear os fios em casa, tente usar o chá forte de camomila.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...