Tenossinovite: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em outubro 2021

A tenossinovite é a inflamação de um tendão e do tecido que recobre um grupo de tendões, chamada bainha tendinosa, o que gera sintomas como dor local e sensação de fraqueza muscular na área afetada. Alguns dos tipos de tenossinovite mais comuns incluem a tendinite de De Quervain e a síndrome do túnel do carpo, ambas no punho.

Geralmente, a tenossinovite é mais frequente após uma lesão junto do tendão e, por isso, é uma lesão relativamente comum em atletas ou pessoas que fazem muitos movimentos repetitivos, como carpinteiros ou dentistas, por exemplo, mas também pode acontecer por infecções ou por complicação de outras doenças degenerativas, como a diabetes, a artrite reumatoide ou gota.

Dependendo da causa, a tenossinovite tem cura e, quase sempre, é possível aliviar os sintomas com o tratamento adequado, que pode incluir remédios anti-inflamatórios ou corticoides, por exemplo, sempre orientados por um ortopedista.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os sintomas mais comuns de uma tenossinovite podem incluir:

  • Dificuldade para movimentar uma articulação;
  • Dor em um tendão;
  • Vermelhidão na pele sobre o tendão afetado;
  • Falta de força muscular.

Estes sintomas podem ir surgindo lentamente ao longo do tempo e, normalmente surgem em locais nos quais os tendões estão mais susceptíveis a lesões como mãos, pés ou pulsos. No entanto, a tenossinovite pode se desenvolver em qualquer tendão do corpo, incluindo os tendões da região do ombro, do joelho ou do cotovelo, por exemplo.

Veja um tipo de tendinite muito frequente no cotovelo e como tratar.

Como confirmar o diagnóstico

Na maioria dos casos, a tenossinovite pode ser diagnosticada pelo ortopedista apenas com a avaliação do sintomas apresentados, no entanto, o médico também pode pedir outros exames como ultrassom ou ressonância magnética, por exemplo.

O que pode causar a tenossinovite

A tenossinovite é muito mais frequente em atletas ou profissionais de áreas em que é necessário fazer vários movimentos repetitivos como carpinteiros, dentistas, músicos ou secretárias, por exemplo, pois existe um maior risco de desenvolver uma lesão no tendão.

Porém, a tenossinovite também pode surgir quando se tem algum tipo de infecção no corpo ou como complicação de outras doenças degenerativas como artrite reumatoide, esclerodermia, gota, diabetes ou artrite reativa.

O causa nem sempre é determinada em todos os casos, no entanto, o médico pode recomendar o tratamento para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Como é feito o tratamento

O tratamento para tenossinovite deve ser sempre orientado por um ortopedista ou fisioterapeuta, mas normalmente tem por objetivo reduzir a inflamação e a dor. Para isso, é aconselhado manter o local afetado em repouso sempre que possível, evitando as atividades que possam ter causado a lesão inicial.

Além disso, o médico pode ainda receitar o uso de anti-inflamatórios, como Diclofenaco ou Ibuprofeno, para reduzir o inchaço e a dor. No entanto, outras estratégias mais naturais, como massagem, alongamentos e uso de ultrassom também podem melhorar a inflamação do tendão. Veja alguns exercícios para alongar os tendões e aliviar a dor.

Nos casos mais graves, em que os sintomas não melhoram com qualquer uma destas estratégias, o ortopedista pode ainda aconselhar injeções de corticoides diretamente junto do tendão afetado e, em último caso, cirurgia.

Quando é necessário fisioterapia

A fisioterapia está indicada para todos os casos de tenossinovite, mesmo depois que os sintomas tenham melhorado, pois ajuda a alongar os tendões e fortalecer os músculos, garantindo que o problema não volta a surgir.