Tangerina: 12 benefícios, receitas e como consumir

Atualizado em novembro 2023

A tangerina é uma fruta rica em carotenos, vitamina C e flavonoides, compostos com ação antioxidante que fortalecem o sistema imunológico, ajudando a prevenir a anemia, a gripe e o envelhecimento precoce.

Além disso, a tangerina também possui baixo teor de gorduras e calorias e boas quantidades de fibras e de potássio, ajudando no combate à prisão de ventre, na perda de peso e na prevenção de doenças como diabetes e pressão alta.

Alguns tipos de tangerina incluem a mexerica, ou bergamota, a ponkan e a clementina, que   se diferenciam principalmente pelo formato, tamanho e textura da casca. A tangerina pode ser consumida ao natural ou usada em receitas, como saladas, sucos, molhos e bolos. Já as folhas e a casca da tangerina podem ser utilizadas para preparar chás e a casca da fruta também pode ser usada na fabricação de óleos essenciais.

Imagem ilustrativa número 2

Principais benefícios da tangerina

Os principais benefícios do consumo da tangerina para a saúde são:

1. Evita doenças cardíacas

A tangerina é uma fruta rica em fibras como a pectina, celulose e lignina, que ajudam a diminuir a absorção de gordura dos alimentos, evitando doenças cardíacas, como aterosclerose, derrame, pressão alta e infarto.

Leia também: 25 frutas ricas em fibras (e quantidade recomendada) tuasaude.com/frutas-ricas-em-fibras

Por ser rica em antioxidantes, a tangerina também ajuda no combate aos radicais livres, melhorando a saúde das artérias, evitando o surgimento da pressão alta.

2. Diminui o colesterol “ruim”, LDL

As fibras, que estão presentes em boas quantidades na tangerina, diminuem os níveis de colesterol total e do colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, evitando doenças como aterosclerose, derrame e infarto.

Além disso, a tangerina é rica em flavonoides, vitamina C e ácido cítrico, antioxidantes que impedem a oxidação das células de gordura, diminuindo o excesso de colesterol no sangue.

Leia também: Alimentos ricos em antioxidantes tuasaude.com/alimentos-ricos-em-antioxidantes

3. Fortalece o sistema imunológico

A tangerina é rica em compostos antioxidantes, como a vitamina C, os carotenos e o ácido cítrico, que impedem a formação excessiva de radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças como gripe, resfriado e alergias.

Por ter boas quantidades de fibra, a tangerina também atua como um prebiótico fortalecendo as bactérias benéficas do intestino, mantendo a saúde da flora intestinal e diminuindo, assim, o risco de infecções.

Leia também: 10 alimentos probióticos que fazem bem à saúde tuasaude.com/alimentos-probioticos

4. Controla a pressão arterial

A tangerina tem boas quantidades de potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio pela urina, prevenindo e controlando a pressão alta.

Por também ser rica em antioxidantes, a tangerina melhora a saúde dos vasos sanguíneos e facilita a circulação sanguínea, favorecendo a prevenção e o controle da pressão alta.

Confira como a tangerina e outras frutas ajudam a controlar a pressão alta no vídeo a seguir:

5. Previne a diabetes

Por ser uma fruta com boas quantidades de fibra, a tangerina possui baixo índice glicêmico, o que ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue, evitando a resistência insulínica e a diabetes.

Além disso, a tangerina também ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, auxiliando no controle da diabetes em quem já possui a doença. Contudo, é importante ressaltar que não se deve substituir o uso de medicamentos pelo consumo da fruta sem o conhecimento do médico.

6. Ajuda na perda de peso

A tangerina é uma fruta de baixo índice glicêmico, que aumenta o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade ao longo do dia, sendo, por isso, uma ótima opção para as dietas de perda de peso e para prevenir o surgimento do sobrepeso e da obesidade.

7. Mantém a saúde da pele

A tangerina é fonte vitamina C, ácido cítrico e carotenos, potentes antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres e  dos raios ultravioletas do sol na pele, evitando problemas como câncer de pele e dermatites.

Além disso, a vitamina C presente na tangerina também ajuda na formação de colágeno, melhorando a hidratação e elasticidade da pele e prevenindo, assim, rugas e flacidez.

8. Ajuda no tratamento da anemia

Por ser uma fruta rica em vitamina C, a tangerina melhora a absorção de ferro presente nos alimentos, ajudando no tratamento da anemia, já que o ferro é essencial para a formação da hemoglobina, que normalmente está diminuída na anemia.

Leia também: 15 alimentos para curar a anemia tuasaude.com/alimentos-para-anemia

9. Ajuda no tratamento de estresse e ansiedade

Por ter um efeito calmante no sistema nervoso central, a casca da tangerina tem sido utilizada na forma de chás ou em óleos essenciais, pois diminui os níveis do hormônio cortisol no organismo, ajudando nos tratamentos de estresse e ansiedade.

10. Combate a prisão de ventre

A tangerina é rica em fibras e água, compostos fundamentais para formar o bolo fecal e melhorar o movimento natural do intestino, facilitando a eliminação das fezes e combatendo a prisão de ventre

As fibras da tangerina também servem de alimento para as bactérias benéficas do intestino, promovendo o equilíbrio da flora intestinal e prevenindo a prisão de ventre.

11. Mantém a saúde dos olhos

A tangerina é rica em luteína e zeaxantina, carotenóides com alto poder antioxidante que protegem o organismo contra os danos causados pelos radicais livres, mantendo a saúde dos olhos e evitando o surgimento da catarata.

Além disso, os carotenóides presentes na tangerina também protegem os olhos contra os raios ultravioletas do sol, evitando a degeneração macular, uma doença que diminui a capacidade da visão.

12. Ajuda na prevenção do câncer

A tangerina contém boas quantidades de vitamina C, carotenos e flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e combatem o excesso de radicais livres, ajudando a prevenir o surgimento do câncer.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g, o que corresponde a 1 unidade pequena, de tangerina:

Componentes

100g (1 unidade pequena) de tangerina

Energia

44 calorias

Proteínas

0,7 g

Carboidratos

8,7 g

Gorduras

0,1 g

Água

88,2 g

Fibras

1,7 g

Vitamina A

33 mcg

Carotenos

200 mcg

Vitamina C

48,8 mg

Magnésio

9 mg

Potássio

240 mg

Luteína + Zeaxantina

243 mcg

Para se obter os benefícios da tangerina, é fundamental manter uma alimentação balanceada e saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

Se deseja saber como consumir a tangerina em uma dieta balanceada, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como consumir

Apesar de não existir uma quantidade específica indicada para o consumo de tangerina, a recomendação da ingestão de frutas por dia é entre 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160g a 240 g por dia.

A tangerina pode ser consumida ao natural ou usada em receitas como saladas, sucos, molhos e bolos. Já as folhas e as cascas da fruta podem ser usadas em chás e as cascas também podem ser usadas na fabricação dos óleos essenciais.

  • Chá de tangerina: o chá de tangerina pode ser preparado usando 1 colher de sopa das folhas limpas e frescas em 250 ml de água fervente, deixando descansar por 5 a 10 minutos, esperar amornar, coar e beber;
  • Óleo essencial de tangerina: o óleo essencial de tangerina pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias. Pode-se diluir 5 gotas do óleo essencial em 1 colher de sopa de óleo de coco ou de jojoba e aplicar na pele para auxiliar tratamentos de dermatite e psoríase. Deve-se evitar a exposição ao sol por até 6 horas após a aplicação deste óleo, para evitar irritação na pele.

Outra possibilidade para usar a todas as partes dessa fruta é fazer uma infusão, colocando a casca de 4 tangerinas frescas em 1 litro de água e ferver a mistura por 2 minutos, deixando repousar por mais 10 minutos. Em seguida, retirar a casca e beber o chá morno ou gelado.

Receitas saudáveis com tangerina

Algumas opções saudáveis e saborosas com tangerina incluem saladas, bolos e molhos:

1. Salada de alface com tangerina

Ingredientes:

  • ½ alface americana;
  • 2 tangerinas pequenas ou 1 tangerina grande;
  • 4 colheres de sopa de azeite;
  • 2 colheres de suco de laranja;
  • 1 colher de sopa de suco de limão;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de chá de mostarda Dijon;
  • 1 colher de café de sal.

Modo de preparo:

Em uma tigela, misturar o azeite, a Dijon, o suco de laranja, o suco de limão, o mel e o sal e fazer um molho homogêneo. Descascar as tangerinas e separar os gomos. Lavar bem a alface, escorrer e colocar em uma tigela. Acrescentar as tangerinas, o molho e misturar bem e servir.

2. Bolo de tangerina

Ingredientes:

  • 3 ovos;
  • 1 copo de açúcar mascavo;
  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal;
  • 1 copo de farinha de trigo integral;
  • 1/2 copo de aveia em flocos;
  • 1 copo de suco de tangerina natural caseiro;
  • 1 colher de café de fermento em pó;
  • Raspas das tangerinas usadas no preparo do suco.

Modo de preparo:

Pré aquecer o forno a 180 ºC. Bater muito bem o açúcar mascavo, a manteiga e os ovos até formar um creme homogêneo. Em seguida, adicionar aos poucos a farinha de trigo, a aveia e o suco de tangerina, até que fique tudo muito bem misturado. Depois, acrescentar as raspas de tangerina, o fermento e misturar delicadamente com uma espátula ou colher.

Transferir a mistura para uma forma untada com manteiga e farinha de trigo, colocando para assar no forno por cerca de 40 minutos ou até que, ao introduzir um palito no bolo, este saia limpo. Esperar amornar e servir.

3. Molho de tangerina

Ingredientes:

  • Suco de 2 tangerinas frescas;
  • 2 colheres de sopa de salsa fresca picada;
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem;
  • ½ colher de café de sal.

Modo de preparo:

Lavar, descascar e bater as tangerinas no liquidificador. Transferir o suco, sem coar, para uma tigela. Acrescentar a salsa, o azeite extra virgem e o sal, misturando bem e servir com a salada de preferência.

Vídeos relacionados