Tafinlar (Dabrafenib)

Revisão clínica: Luíse Lopes
Farmacêutica
outubro 2018

​Tafinlar é um medicamento para tratar o melanoma, o tipo de câncer de pele mais agressivo e perigoso.

Tafinlar é composto por Dabrafenib, um composto que trata apenas melanomas com mutação num gene específico chamado BRAF e que já se espalhou para outras partes do corpo ou que não pode ser removido por cirurgia.

Indicações

Tafinlar é indicado para o tratamento do melanoma.

Onde comprar

Tafinlar pode ser comprado em farmácias e necessita de receita médica.

Como tomar

Deve tomar 2 cápsulas de 75 mg, que devem ser administradas 2 vezes por dia de acordo com as indicações dadas pelo médico.

As cápsulas devem ser engolidas inteiras, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar e não devem ser tomadas com alimentos. Assim, após tomar Tafinlar deve esperar pelo menos 1 hora antes de comer ou se tiver comido antes, deve esperar 2 horas antes de tomar o remédio.

Efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais de Tafinlar podem incluir febre, espessamento da pele, crescimentos de verrugas, vermelhidão e inchaço nas palmas, dedos e solas dos pés, dor de cabeça, vômito, náusea, diarreia, diminuição do apetite, arrepios, sensação de fraqueza, falta de energia, dores nas articulações, nos músculos ou nas mãos ou pés, tosse, perda de cabelo, prisão de ventre, gripe ou aumento do açúcar no sangue.

Contraindicações

Tafinlar está contraindicado para o tratamento de pacientes com melanoma que não possua uma alteração no gene BRAF e para pacientes com alergia ao Dabrafenib ou a algum dos componentes da fórmula.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta, em outubro de 2018. Revisão clínica por Luíse Lopes - Farmacêutica, em fevereiro de 2016.
Revisão clínica:
Luíse Lopes
Farmacêutica
Formada pela Universidade Federal de Pernambuco, com registro no Conselho Regional de Farmácia CRF nº 4000.