8 suplementos para queimar gordura e secar

Atualizado em maio 2023
Evidência científica

Alguns suplementos indicados para queimar gordura e emagrecer incluem whey protein, chá verde, laranja amarga, creatina e cafeína. Esses suplementos ajudam a secar, porque aceleram o metabolismo fazendo o corpo gastar mais energia.

No entanto, para promoverem a queima de gordura, esses suplementos devem ser consumidos junto com uma dieta saudável e variada, e a prática regular de exercícios físicos. Veja como fazer uma dieta para emagrecer.

Além disso, esses suplementos devem ser usados somente sob a orientação de um nutricionista ou médico, já que não são recomendados em algumas situações e podem causar alguns efeitos colaterais.

Imagem ilustrativa número 2

Principais suplementos

Os principais suplementos que ajudam a queimar gordura abdominal são:

1. Whey protein

O whey protein é um suplemento que ajuda a queimar a gordura abdominal, porque preserva os músculos e ajuda no ganho de massa muscular, um tecido que atua no metabolismo e na produção de energia do corpo.

Além disso, o whey protein também estimula a liberação de peptídeo semelhante ao glucagon-1, colecistocinina e peptídeo YY, hormônios que regulam a fome, reduzindo a ingestão de calorias e favorecendo o emagrecimento.

Como consumir: a recomendação geralmente indicada varia entre 20 e 40 g de whey protein por dia, que pode ser tomado 30 minutos antes do almoço ou até 2 horas após os exercícios de resistência. Veja como tomar o whey protein.

2. Chá verde

O chá verde é rico em cafeína, catequinas e flavonoides, compostos bioativos com ação termogênica que aceleram o metabolismo, estimulando a queima de gordura abdominal e ajudando a secar.

Como consumir: É recomendado tomar de 2 a 4 xícaras de chá verde por dia, que devem ser entre as refeições. No caso das cápsulas, é recomendada a ingestão de 1 cápsula de chá verde de 2 a 3 vezes por dia. Saiba como tomar as cápsulas de chá verde.

3. Café verde

O suplemento de café verde pode ajudar a queimar gordura e secar  por ter um efeito termogênico, estimulando o metabolismo e fazendo com que o organismo gaste mais energia.

Como consumir: A dose normalmente indicada do suplemento de café verde é de 1 cápsula de 200 mg pela manhã e 1 cápsula vinte minutos antes do almoço, que devem ser tomadas com um copo de água.

4. Laranja amarga

O suplemento de laranja-amarga (Citrus aurantium) é rico em p-sinefrina, uma amina que possui propriedades estimulantes, ajudando a aumentar o metabolismo e controlar o apetite, favorecendo a queima de gordura corporal.

Como consumir: geralmente é recomendado tomar 1 cápsula de laranja-amarga, contendo 10 mg de p-sinefrina, no café da manhã e outra no almoço. Veja outras formas de usar a laranja-amarga.

5. Ácido linoleico conjugado

O ácido linoleico conjugado, conhecido também como CLA, é um ácido graxo poli-insaturado que poderia estimular o gasto de energia, favorecendo a queima de gordura corporal e estimulando o emagrecimento. Conheça mais sobre o CLA.

No entanto, ainda não existem provas científicas sobre os benefícios dos suplementos de CLA na queima de gordura. Além disso, a ANVISA proibiu a produção, a importação e o uso de CLA sintético no Brasil, pois considera que mais estudos são necessários para comprovar a eficácia e a segurança desse suplemento.

6. Cafeína

A cafeína ajuda a queimar gordura, porque essa substância tem propriedades estimulantes e termogênicas, que melhoram o desempenho físico e aceleram o metabolismo, promovendo, assim, o emagrecimento.

Além disso, a cafeína também ajuda a diminuir a fome temporariamente, favorecendo a perda de peso. Confira outros benefícios da cafeína.

Como consumir: a cafeína pode ser usada na forma de suplementos em cápsula, pó ou comprimidos e a quantidade indicada varia de acordo com o sexo, a idade e os objetivos de cada pessoa, variando de 100 a 400 mg por dia.

7. Óleo de coco

O óleo de coco pode ajudar a secar, já que contém ácidos graxos de cadeia média, um tipo de gordura que é absorvida rapidamente e usada para produzir energia, aumentando o gasto energético.

No entanto, ainda são necessários mais estudos em humanos para se comprovar os efeitos do óleo de coco no emagrecimento.

Como consumir: é aconselhado consumir até 1 colher de sopa por dia, que pode ser usada para temperar saladas, iogurtes, frutas, preparar legumes, carnes ou outras receitas.

8. Creatina

Por fornecer energia para os músculos, melhorando o desempenho físico, a creatina favorece o crescimento das fibras musculares, ajudando a queimar gordura abdominal. Conheça mais sobre a creatina.

Como consumir: ingerir de 3 a 5 g de creatina em cápsulas ou em pó, durante 3 meses ou mais. A creatina pode ser tomada em qualquer horário do dia, antes ou após os treinos. No entanto, para ser melhor absorvida, a creatina deve ser ingerida com um alimento fonte de carboidratos.

Veja no vídeo a seguir algumas dicas para eliminar a gordura localizada:

Vídeos relacionados