Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

É preciso tomar Suplemento de Cálcio na Menopausa?

Mulheres que estão na menopausa nem sempre precisam tomar suplementos de cálcio e vitamina D para prevenir a osteoporose, pois o excesso de cálcio pode causar problemas como calcificação dos vasos sanguíneos e pedras nos rins.

O cálcio é mais utilizado nessa fase da vida porque após a menopausa o risco de osteoporose e fratura óssea é maior, devido à diminuição dos hormônios femininos. No entanto, a suplementação só deve ser usada segundo a orientação do ginecologista.

É preciso tomar Suplemento de Cálcio na Menopausa?

Perigos da suplementação excessiva de cálcio

A suplementação excessiva de cálcio e vitamina D após a menopausa aumenta o risco de:

  • Pedras nos rins; calcificação dos vasos sanguíneos;
  • Trombose; entupimento dos vasos;
  • Aumento da pressão arterial, AVC e Infarto.

O excesso de cálcio ocorre porque além da suplementação, esse mineral também é consumido através da alimentação, tendo como principais fontes o leite e seus derivados. Veja uma lista completa dos alimentos ricos em cálcio para que a suplementação não seja necessária.

Quando tomar suplementos de cálcio

Os suplementos de cálcio e vitamina D são recomendados principalmente para mulheres que fazem terapia de reposição hormonal, pois é apenas assim que o risco de osteoporose é realmente reduzido.

Portanto, mulheres que não fazem reposição hormonal devem tomar apenas suplementos com vitamina D3, que é a forma inativa dessa vitamina, que será ativada pelos rins apenas nas quantidades necessárias para o corpo. A vitamina D é essencial para aumentar a absorção de cálcio no intestino e fortalecer os ossos. Veja 6 benefícios da vitamina D.

Recomendação diária de cálcio e vitamina D

Para mulheres a partir dos 50 anos, a recomendação de ingestão de cálcio é de 1200 mg por dia e de 10 mcg por dia de vitamina D. Uma alimentação saudável e variada fornece esses nutrientes em quantidades adequadas, além de ser essencial tomar banho de sol diariamente por pelo menos 15 minutos para aumentar a produção de vitamina D.

Assim, a suplementação com esses nutrientes após a menopausa deve ser avaliada pelo médico de acordo com as condições de saúde da mulher, os hábitos alimentares e o uso da terapia de reposição hormonal.

Para evitar a necessidade de tomar suplementos, veja como fortalecer os ossos na menopausa.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...