Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios naturais para Menopausa

Para combater os sintomas da menopausa recomenda-se aumentar o consumo de alimentos à base de soja pois possuem fito hormônios semelhantes aos que são produzidos pelos ovários, sendo muito eficientes no combate aos calores típicos da menopausa. No entanto, além da soja existem outros alimentos que também são fito hormônios sendo indicados para essa fase da vida da mulher. Confira as receitas. 

Vitamina de soja com ovomaltine

Remédios naturais para Menopausa

Ingredientes

  • 1 copo de leite de soja
  • 1 banana congelada
  • 2 colheres de ovomaltine ou alfarroba

Modo de preparo

Bater os ingredientes no liquidificador e tomar a seguir. Além de delicioso, repõe as energia, e contém fito hormônios que auxiliam na regulação hormonal. 250 ml de leite de soja oferece cerca de 10 mg de isoflavonas.

Vitamina de mamão com linhaça

Ingredientes

  • 1 copo de iogurte de soja
  • 1/2 mamão papaya
  • açúcar à gosto
  • 1 colher de linhaça moída

Modo de preparo

Bata no liquidificador o iogurte e o mamão e depois adoce e à gosto e acrescente a linhaça moída.

Chá de Trevo-dos-prados

Uma boa solução caseira para menopausa é tomar o chá de flores de trevo-dos-prados (Trifolium pratense) porque elas contém elevados níveis de isoflavonas estrogênicos que ajudam na auto-regulação hormonal. Uma outra possibilidade é tomar as cápsulas de trevo-dos-prados diariamente, sob indicação médico, sendo uma forma natural de reposição hormonal. Este fitoterápico auxilia na diminuição do desconforto causado pelas alterações hormonais da menopausa e ajuda a fortalecer os ossos.

Ingredientes

Modo de preparo

Ferva a água e depois acrescente a planta. Tape, deixe amornar, coe e beba a seguir. Recomenda-se tomar este chá diariamente para combater os sintomas da menopausa.

A ingestão de 20 a 40 mg de trevo-dos-prados por dia é capaz de aumentar o peso ósseo do fêmur e da tíbia em mulheres. Acredita-se que isto é possível porque esta planta diminui a atividade dos osteoclastos, que são uma das células responsáveis pela reabsorção óssea que está sempre acontecendo no corpo, mas que pode ser modificada durante a menopausa.

Remédios naturais para Menopausa

Chá de Erva-de-são-cristóvão e Hipericão

A combinação entre a erva-de-são-joão com hipericão tem demonstrado diminuir as ondas de calor e a ansiedade típicas da menopausa, podendo ser ingerida em forma de chá, mas uma outra possibilidade é conversar com o médico e avaliar a possibilidade de tomar um fitoterápico preparado com estas duas plantas medicinais numa farmácia de manipulação.

Ingredientes

Preparo

Ferver a água e depois acrescentar as plantas deixando descansar durante 5 minutos. Coar e tomar ainda morno, diariamente.

Óleo e sementes de linhaça

Remédios naturais para Menopausa

O óleo de linhaça é rico em fitoestrogênios sendo uma boa forma natural de encontrar o bem-estar na menopausa. Muitos estudos tem sido realizados sobre seu efeito no climatério, mas ainda não se chegou a uma quantidade ideal que deve ser ingerida diariamente, embora esteja confirmado que ele seja benéfico e possa ajudar na luta contra as ondas de calor devido a sua capacidade de atuar nos vasos sanguíneos

Como usar o óleo de linhaça: O mais indicado é usar o óleo de linhaça em pequena quantidade, somente para cozinhar e temperar a salada e os legumes, por exemplo, porque por ser um óleo ele contém 9 calorias por cada grama e como na menopausa é comum o aumento do peso, especialmente o acúmulo de gordura na barriga, não é recomendado ingerir uma grande quantidade.

As sementes de linhaça também são uma ótima opção porque elas também possuem lignanas um fitoestrogênio semelhante àqueles que deixam de ser produzidos pelos ovários e por isso ela é muito eficaz no combate às ondas de calor e os outros sintomas que surgem na menopausa.

Como usar as sementes de linhaça: A dose recomendada é de 40g de linhaça moída, cerca de 4 colheres de sopa, por dia como forma de reposição hormonal natural. Algumas sugestões para o cardápio são:

  • Polvilhar 1 colher de sopa de linhaça em cima do prato do almoço e outra no prato do jantar;
  • Tomar 1 copo de suco de laranja batido com 1 molho de agrião e depois acrescentar a linhaça moída e
  • Acrescentar 1 colher de sopa de linhaça moída num pote de iogurte ou numa taça de cereais com leite, por exemplo.

A linhaça deve ser consumida diariamente por um período de aproximadamente 2 meses para que se possa avaliar seu efeito sobre os sintomas da menopausa. Mas atenção, esta quantidade de linhaça só deve ser utilizada para mulheres que não estejam fazendo a terapia de reposição hormonal com os medicamentos, pois pode causar um grande aumento de hormônios na corrente sanguínea e isto ser prejudicial à saúde.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem