Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Stent Farmacológico

O stent farmacológico é um dispositivo semelhante a uma mola, revestido de medicamentos anti-inflamatórios e imunossupressores que serve para desentupir as artérias do coração, do cérebro ou mesmo dos rins. 

Eles diferem dos stents convencionais, por apresentarem medicações nas suas estruturas. Essas medicações são liberadas nos primeiros 12 meses de implante, com o intuito de diminuir a chance de o vaso fechar novamente. Nos convencionais, que apresentam apenas a estrutura metálica, sem medicações, ocorre maior risco de, nos primeiros 12 meses de implante, o vaso fechar novamente.

Stent Farmacológico
Clicar na imagem para ampliar.

Angioplastia com stent farmacológico

Na angioplastia com stent farmacológico, o stent é introduzido na artéria que está entupida, através de um cateter, e funciona como uma armação, que empurra as placas de gordura que obstruem a artéria, impedindo a passagem do sangue, e “segura” as paredes da artéria para que ela continue aberta, permitindo um melhor fluxo sanguíneo. Esses stents também atuam liberando lentamente, medicações imunossupressoras que diminuem a chance de novo fechamento do vaso.

Indicações do stent farmacológico

O stent farmacológico é indicado para desobstrução de artérias, desde que elas não sejam muito tortuosas nem estejam muito próximas a uma bifurcação, local onde 1 artéria subdivide-se em 2.

Devido ao seu alto custo, os stents farmacológicos são reservados para casos de pacientes com alto risco de ter novo fechamento do vaso, como os pacientes diabéticos, lesões extensas, necessidade de colocação de muitos stents, dentre outros.

Preço do stent farmacológico

O preço do stent farmacológico é de aproximadamente 12 mil reais, mas em algumas cidades do Brasil, ele pode ser custeado pelo SUS.

Vantagens do stent farmacológico

Uma das vantagens do stent farmacológico em relação ao uso do stent tradicional (feito de metal)  é a liberação de medicação com o intuito de diminuir a chance de  nova estenose ou fechamento do vaso.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...