Spirulina: o que é, para que serve e como tomar

Atualizado em outubro 2023
Evidência científica

A spirulina ou espirulina é uma microalga que pode ser usada como suplemento alimentar, já que é uma excelente fonte de proteínas, minerais, vitaminas do complexo B, ferro e antioxidantes, como a ficocianina e o ácido gálico.

Entre os benefícios da spirulina para a saúde, destacam-se a prevenção de doenças do coração, como infarto, aterosclerose e derrame. Além disso, a microalga também auxilia no tratamento da diabetes, da rinite alérgica e no ganho de massa muscular.

A spirulina é um superalimento comercializado na forma desidratada em comprimidos, cápsulas ou em pó e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e suplementos. A dose e forma de ingestão recomendada varia de acordo com a finalidade de uso do suplemento. Veja mais sobre o que são e outros tipos de superalimentos.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

As principais indicações da spirulina para a saúde incluem:

1. Melhorar a disposição

Por ser uma ótima fonte de proteínas, a spirulina fornece boas quantidades de energia para o organismo. Além disso, a microalga tem um efeito prebiótico, fortalecendo as bactérias boas do intestino. Com a flora intestinal equilibrada, há uma maior produção da vitamina B6 que contribui diretamente para o aumento da energia e disposição. Conheça outros benefícios da vitamina B6 para a saúde.

Além disso, como é rica em magnésio, a spirulina também ajuda na síntese dos hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.

2. Prevenir e tratar a anemia

A spirulina é fonte de ferro, um mineral fundamental para a produção de hemoglobina, um componente dos glóbulos vermelhos no sangue. Assim, a ingestão da microalga pode aumentar os níveis de hemoglobina no sangue, auxiliando no tratamento da anemia.

3. Diminuir colesterol “ruim” e triglicerídeos

A ficocianina, o principal antioxidante presente na spirulina inibe a absorção de colesterol no intestino, diminuindo os níveis de gordura no sangue.

Além disso, outros antioxidantes presentes na spirulina, como betacaroteno e o ácido gálico também contribuem para a redução dos níveis de colesterol total, do colesterol “ruim”, o LDL, e triglicerídeos do sangue, prevenindo doenças como infarto, aterosclerose e derrame.

4. Combater a pressão alta

A spirulina é capaz de favorecer a produção de óxido nítrico, que tem como função promover o relaxamento dos vasos sanguíneos, resultando na diminuição da pressão arterial. No entanto, é importante que o uso da spirulina seja devidamente orientado pelo médico para evitar quedas muito grandes da pressão arterial, o que pode trazer prejuízos para a saúde.

5. Regular o açúcar no sangue

A spirulina possui antioxidantes e gorduras polinsaturadas em sua composição, promovendo a redução dos níveis de açúcar no sangue, ajudando a prevenir a diabetes e a controlar os níveis de glicose em quem tem a doença. Veja outros alimentos que ajudam a prevenir a diabetes.

Além disso, devido à sua composição, a spirulina é capaz de aumentar a sensibilidade à insulina, o que tem como resultando a rápida diminuição da quantidade de glicose circulante.

6. Promover o ganho de massa muscular

Além de ser fonte de aminoácidos que auxiliam na manutenção e desenvolvimento de músculo, a spirulina ainda contém ácido γ-linolênico, uma gordura polinsaturada que melhora a resistência e a força, necessários para treinos focados em ganho de massa muscular. 

A spirulina também é fonte de antioxidantes que auxiliam na recuperação das fibras musculares após a prática de atividade física, sendo fundamental para o crescimento muscular.

7. Aliviar sintomas de rinite alérgica

Por ter atividades anti inflamatórias e estimulantes do sistema imunológico, melhorando a função dos anticorpos, a spirulina pode ser usada como um tratamento natural complementar para aliviar os sintomas da rinite alérgica, como congestão nasal, espirros e coceira, por exemplo.

8. Ajudar no emagrecimento

A spirulina é uma fonte de proteínas, além de ter boas quantidades de fibras que aumentam o tempo da digestão, promovendo a saciedade e ajudando na redução do consumo de alimentos.

Além disso, essa microalga tem poucas calorias e ainda tem boas quantidades de ácido γ-linolênico, um antioxidante que desempenha um papel importante no metabolismo e redução da gordura corporal. Entenda melhor como a spirulina pode ajudar a emagrecer.

Veja com a nossa nutricionista como a spirulina pode ajudar nas dietas de emagrecimento:

9. Prevenir o envelhecimento precoce

A spirulina é rica em antioxidantes, como vitamina A e C, que ajudam a diminuir o dano celular causado pelos radicais livres e, consequentemente, prevenindo o envelhecimento precoce das células. Além disso, esses compostos também ajudam a cuidar da pele, prevenindo a formação de rugas e evitando a flacidez.

10. Reduzir a inflamação

Por conter ácidos graxos em sua composição, como o ômega-3, a spirulina atua como antioxidante e anti-inflamatório no organismo. Assim, pode ser útil no tratamento da artrite, por exemplo, já que ajuda a reduzir a inflamação das articulações, aliviando os sintomas.

11. Purificar o organismo

A spirulina possui efeito hepatoprotetor, evitando o dano às células do fígado e o protegendo de toxinas, devido ao seu efeito antioxidante. Além disso, a spirulina tem a habilidade de reduzir a gordura acumulada no fígado. A spirulina também pode exercer um efeito antiviral contra o vírus do herpes simples e da hepatite C.

12. Prevenir o câncer

Devido ao seu efeito antioxidante e presença de micronutrientes em sua composição, como zinco e selênio, a spirulina também é capaz de prevenir o desenvolvimento do câncer, já que diminui o estresse oxidativo e evitam o dano causado pelos radicais livres.

13. Prevenir doenças neurodegenerativas

A spirulina possui propriedade anti-inflamatória e antioxidante, atuando na ativação das células da glia, que são um tipo de célula cerebral, de forma que poderia ajuda a prevenir e/ ou evitar a progressão de doenças neurodegenerativas, principalmente a doença de Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla. Além disso, a spirulina também pode ajudar a melhorar a memória e o aprendizado, principalmente em idosos.

14. Fortalecer o sistema imune

A spirulina ajuda a ativar as células da imunidade, pois contém ácido linoleico, ficocianina e outros compostos antioxidantes que ajudam a regular a resposta do sistema imunológico na presença de microrganismos.

Alguns estudos indicam que o consumo da spirulina pode ser benéfico para pessoas portadoras do vírus HIV, ajudando a melhorar a sua imunidade, uma vez que poderia estimular um tipo de célula do sistema imune denominada T CDA+, que são as responsáveis por combater o vírus.

15. Cuidar da saúde visual

Devido à presença de zeaxantina, um tipo de carotenoide, a spirulina ajuda a prevenir o dano à retina, prevenindo o desenvolvimento de alterações visuais.

Esse carotenoide é benéfico na prevenção e progressão da degeneração macular, uma doença causada pelo envelhecimento e que é uma das principais causas de cegueira em pessoas com idade superior a 65 anos. Veja mais sobre a degeneração macular.

Como tomar a spirulina

A spirulina está disponível em forma de pó, comprimido e cápsulas, podendo ser ingerida com um pouco de água ou adicionada aos alimentos, como sucos, molhos, frutas ou saladas. 

Em geral, recomenda-se o uso de 1 a 8 g por dia (1000 mg a 8000 mg por dia), variando de acordo com o objetivo do tratamento. A spirulina deve ser ingerida seguindo a orientação de um médico ou nutricionista, podendo ser consumida em uma dose única ou fracionada ao longo do dia.

Possíveis efeitos colaterais

A ingestão de quantidades recomendadas da spirulina pode causar enjoo, vômitos ou diarreia em algumas pessoas.

Apesar das reações alérgicas serem raras, é importante ficar atento a sintomas como vermelhidão e coceira na pele, dor abdominal ou sintomas mais graves, como dificuldade para respirar ou engolir ou inchaço na língua, devendo procurar um atendimento de emergência.

Quem não deve tomar

A spirulina não deve ser consumida por pessoas com fenilcetonuria, já que contém elevados níveis de fenilalanina, ou que possuam alterações relacionadas com esse aminoácido.

Além disso, a spirulina também não deve ser usada durante a gravidez, amamentação e por crianças ou adolescentes, devido à ausência de estudos científicos relacionados com a sua segurança durante essas fases.

A spirulina pode ser tomada por pessoas com hipotireoidismo?

Até o momento não foi encontrada evidência de que a spirulina cause alguma interação com a levotiroxina, que é o medicamento utilizado para tratar o hipotireoidismo, ou que piore essa doença. No entanto, isso não significa que o seu consumo seja 100% seguro, sendo importante que o médico ou nutricionista seja consultado.

Vídeos relacionados