4 opções caseiras para clarear a virilha naturalmente

Atualizado em julho 2023
Evidência científica

Para clarear a virilha em casa existem algumas opções caseiras que amenizam as manchas e hidratam a pele. Ingredientes como camomila, óleo de coco e argila branca são excelentes opções naturais para clarear manchas antigas e evitar o surgimento de novas, além de serem facilmente encontrados em supermercados e lojas de produtos naturais.

Geralmente, o escurecimento ou o surgimento de manchas na virilha acontece por alguns fatores, como atrito constante entre as pernas, uso de roupas mais apertadas, alterações hormonais, falta de hidratação local ou uso de lâminas para depilação. Esses fatores provocam um processo inflamatório na pele, aumentando a pigmentação no local e contribuindo para o aumento da produção de melanina.

Para clarear a virilha de forma mais rápida existem ainda alguns procedimentos estéticos, como o peeling químico, que promove uma descamação da pele, ou a luz pulsada, que melhora a oxigenação no local, mas que devem ser realizados por um dermatologista ou esteticista com formação especializada. Conheça os principais tratamentos para clarear a pele

Imagem ilustrativa número 1

Opções caseiras

Algumas opções caseiras naturais para clarear a virilha em casa:

1. Esfoliante de aveia e óleo de coco

O esfoliante de aveia e óleo de coco promove uma limpeza profunda da pele e ajuda a remover as células mortas, estimular a renovação celular e a hidratação da pele, sendo uma boa opção para evitar que a pele fique mais grossa e escura.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos;

  • 1 colher de sopa de óleo de coco.

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes num recipiente limpo e seco, até formar uma mistura uniforme. Passar na região que deseja clarear, realizando movimentos leves e circulares e, em seguida, lavar com água morna e secar com uma toalha macia, sem esfregar. Este esfoliante pode ser aplicado de 2 a 3 vezes por semana, com intervalos de 1 dia entre o procedimento.

2. Esfoliante de bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio contém micropartículas que removem as células de pele morta e aliviam a inflamação da pele, reduzindo a intensidade das manchas e deixando a pele mais clara.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 4 colheres de sopa de água.

Modo de preparo

Misturar a água com o bicarbonato de sódio até obter uma pasta homogênea. Depois, aplicar essa pasta sobre a pele, realizando movimentos circulares e leves por 5 minutos. Em seguida, lavar com água morna e sabonete neutro, até eliminar todo o resíduo do esfoliante, e secar com uma toalha macia. É recomendado realizar este tratamento apenas 1 vez por semana.

3. Creme de argila branca e camomila

Este creme é ideal para clarear as regiões mais escuras e eliminar as células mortas presentes na primeira camada da pele devido às propriedades antioxidantes da argila. Além disso, revitaliza a pele e produz um efeito calmante devido à camomila.

Ingredientes

  • 3 colheres de argila branca;
  • 1 xícara de chá de camomila gelado.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Aplicar o creme na região que se deseja clarear, deixando atuar por cerca de 20 minutos e, depois, retirar com água fria, realizando movimentos circulares com a ponta dos dedos. É indicada a aplicação deste creme 1 vez por semana.

4. Água de arroz

A água de arroz possui ácido kójico que é uma substância que ajuda a clarear regiões da pele que estejam escurecidas, já que diminui a produção de melanina, que é o pigmento responsável por deixar a pele mais escura. O ácido kójico contribui, ainda, para evitar a irritação da pele e pode ser usado durante o dia. 

Ingredientes

  • 1 xícara (de chá) de arroz;
  • 250 mL de água.

Modo de preparo

Colocar o arroz de molho na água filtrada por 12 horas, sem colocar nenhum condimento como sal ou óleo. Em seguida, coar e separar apenas a água, podendo reutilizar o arroz para outro tipo de preparo. Depois disso, lavar a região da pele escurecida com água corrente e sabonete neutro, passar a água de arroz com auxílio de um algodão e deixar secar.

É recomendado aplicar a água de arroz de manhã e à noite para que o efeito de clareamento seja satisfatório. Além disso, a água de arroz pode ser guardada na geladeira por até 2 dias.

Cuidados durante o tratamento

Para garantir melhores resultados  e evitar o surgimento de novas manchas, é recomendado seguir alguns cuidados:

  • Evitar o uso de cremes com álcool no local tratado;
  • Preferir depilação com cera ou a laser, ao invés de lâmina;
  • Usar roupas mais leves;
  • Evitar cremes e loções depilatórias, pois podem causar irritação na pele, aumentando o processo inflamatório na região;

  • Manter a pele sempre hidratada. Confira como preparar hidratantes caseiros para o corpo.

Independente do tratamento escolhido, é fundamental aplicar protetor solar na região da virilha caso haja exposição ao sol, pois os raios UVA e UVB aumentam a chances de formação de novas manchas no local, dificultando a evolução do tratamento e resultados mais duradouros.