3 Soluções caseiras para Menopausa

As plantas medicinais são uma ótima solução natural para combater os sintomas da menopausa como dor de cabeça, ondas de calor, fraqueza nos ossos e ansiedade, tendo menos efeitos adversos que os medicamentos habitualmente usados para reposição hormonal.

Indicamos aqui 3 remédios naturais que contribuem para controlar os sintomas desagradáveis da menopausa, mas que devem ser consumidos com o conhecimento médico.

1. Chá de Trevo-dos-prados

3 Soluções caseiras para Menopausa

Uma boa solução caseira para menopausa é tomar o chá de flores de trevo-dos-prados (Trifolium pratense) porque elas contém elevados níveis de isoflavonas estrogênicos que ajudam na auto-regulação hormonal. Uma outra possibilidade é tomar as cápsulas de trevo-dos-prados diariamente, sob indicação médico, sendo uma forma natural de reposição hormonal. Este fitoterápico auxilia na diminuição do desconforto causado pelas alterações hormonais da menopausa e ajuda a fortalecer os ossos.

Ingredientes

Modo de preparo

Ferva a água e depois acrescente a planta. Tape, deixe amornar, coe e beba a seguir. Recomenda-se tomar este chá diariamente para combater os sintomas da menopausa.

A ingestão de 20 a 40 mg de trevo-dos-prados por dia é capaz de aumentar o peso ósseo do fêmur e da tíbia em mulheres. Acredita-se que isto é possível porque esta planta diminui a atividade dos osteoclastos, que são uma das células responsáveis pela reabsorção óssea que está sempre acontecendo no corpo, mas que pode ser modificada durante a menopausa.

2. Chá de Erva-de-são-cristóvão e Hipericão

3 Soluções caseiras para Menopausa

A combinação entre a erva-de-são-joão com hipericão tem demonstrado diminuir as ondas de calor e a ansiedade típicas da menopausa, podendo ser ingerida em forma de chá, mas uma outra possibilidade é conversar com o médico e avaliar a possibilidade de tomar um fitoterápico preparado com estas duas plantas medicinais numa farmácia de manipulação.

Ingredientes

Preparo

Ferver a água e depois acrescentar as plantas deixando descansar durante 5 minutos. Coar e tomar ainda morno, diariamente.

3. Óleo de linhaça

3 Soluções caseiras para Menopausa

O óleo de linhaça é rico em fitoestrogênios sendo uma boa forma natural de encontrar o bem-estar na menopausa. Muitos estudos tem sido realizados sobre seu efeito no climatério, mas ainda não se chegou a uma quantidade ideal que deve ser ingerida diariamente, embora esteja confirmado que ele seja benéfico e possa ajudar na luta contra as ondas de calor devido a sua capacidade de atuar nos vasos sanguíneos

Assim, o mais indicado é usar o óleo de linhaça em pequena quantidade, somente para cozinhar e temperar a salada e os legumes, por exemplo, porque por ser um óleo ele contém 9 calorias por cada grama e como na menopausa é comum o aumento do peso, especialmente o acúmulo de gordura na barriga, não é recomendado ingerir uma grande quantidade.

Conheça outras estratégias naturais para uma menopausa mais tranquila no vídeo a seguir:

Mais sobre este assunto: