Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas que alertam para diverticulite

O principal sintoma que alerta para a diverticulite é o surgimento de uma dor intensa e constante na barriga, que normalmente começa na região debaixo do umbigo, mas que se desloca para o lado esquerdo.

No entanto, outros sinais incluem:

  • Febre entre 37,5º e os 38º;
  • Dor de cabeça constante;
  • Mal estar geral;
  • Falta de apetite;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diminuição da vontade para defecar e prisão de ventre;
  • Diarreia ou fezes moles com pus ou sangue.

Quando surgem dois ou mais destes sintomas é recomendado consultar imediatamente um gastroenterologista ou ir ao pronto-socorro para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado, evitando o desenvolvimento de complicações graves como obstrução do intestino, por exemplo.

Sintomas que alertam para diverticulite

Geralmente, os sintomas duram cerca de dois dias e, durante esse período, é importante ter alguns cuidados com a alimentação de forma a acelerar a recuperação e aliviar os sintomas. Quando isso não acontece, os sintomas podem durar por mais tempo e até causar algumas complicações. Veja como deve ser a dieta durante uma crise de diverticulite.

Diferença entre diverticulite e outras doenças

Alguns dos sintomas da diverticulite também são característicos de outras doenças do sistema gastrointestinal como síndrome do intestino irritável, doença de Crohn ou apendicite. Porém, existem algumas diferenças que podem ajudar a identificar mais corretamente a verdadeira causa dos sintomas:

 DiverticuliteIntestino irritávelDoença de CrohnApendicite
IdadeMais frequente após 40 anos.Surge por volta dos 20 anos.Mais comum antes dos 30 anos.Entre os 10 e os 30 anos, mas pode surgir em qualquer idade.
Tipo de dorConstante, intensa e no lado esquerdo da barriga.Intensa, constante e na região inferior da barriga.Intensa, constante e na região inferior da barriga.Intensa e constante, no lado direito da barriga.
Vontade para defecarGeralmente não existe vontade para defecar.Vontade urgente para defecar.Vontade urgente para defecar.Normalmente existe dificuldade para defecar.
Consistência das fezesÉ mais comum surgimento de obstipação.Períodos de obstipação e diarreia.É mais comum o surgimento de diarreia. Em poucos casos, pode surgir diarreia.

Em qualquer caso, é preciso fazer exames de diagnóstico, como tomografia computadorizada abdominal ou colonoscopia, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.

Como evitar o surgimento de diverticulite

A diverticulite é um problema comum em pacientes que têm divertículos no intestino e, por isso, para evitar a diverticulite é importante:

  • Beber cerca de 2 litros de água por dia;
  • Comer entre 25 a 35 gramas de fibras através de alimentos como cenoura, beterraba, arroz ou feijão, por exemplo.
  • Mastigar bem os alimentos antes de engolir;
  • Fazer exercício regular, como caminhar ou correr.

Porém, nem sempre é possível evitar o surgimento de diverticulite e, nesses casos, é importante fazer o tratamento com remédios anti-inflamatórios e anti-espasmódicos recomendados pelo médico. Entenda quais as opções de tratamento para diverticulite.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...