Hipopituitarismo: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em maio 2023

O hipopituitarismo é a atividade diminuída da hipófise, que é uma glândula no cérebro responsável por produzir hormônios, o que resulta em deficiências hormonais e sintomas como problema no crescimento de crianças, cansaço excessivo ou infertilidade.

O hipopituitarismo é uma condição rara, que pode afetar adultos ou crianças, sendo causada por tumores cerebrais, traumas ou pancadas na cabeça, AVC, meningite ou até por uso de medicamentos.

Embora exista tratamento, o hipopituitarismo não pode ser curado e, por isso, é muito comum que a pessoa tenha de fazer o tratamento indicado pelo médico pelo resto da vida, para controlar os sintomas.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de hipopituitarismo

Os principais sintomas de hipopituitarismo são:

  • Cansaço excessivo;
  • Dor de cabeça constante;
  • Perda de peso sem razão aparente;
  • Sensibilidade excessiva para o frio ou calor;
  • Infertilidade;
  • Hipoglicemia;
  • Dor nas articulações ou fraqueza muscular;
  • Pele seca e cabelo fino ou ralo;
  • Problemas de crescimento, no caso de crianças.

Além disso, em mulheres podem surgir sintomas como ondas de calor, menstruação irregular ou dificuldade para produzir leite materno, e em homens diminuição dos pêlos do rosto ou disfunção erétil.

Estes sintomas podem variar dependendo do tipo de hormônio que está deficiente, sendo que normalmente surgem lentamente ao longo do tempo, embora também existam casos mais raros em que surgem de um momento para o outro.

Assim, sempre que existir suspeita de estar com hipopituitarismo é importante consultar um clínico geral ou um endocrinologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do hipopituitarismo é feito pelo clínico geral ou endocrinologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exames de sangue para avaliar os níveis de hormônios produzidos pela hipófise. 

Se deseja confirmar o diagnóstico, agende uma consulta com o endocrinologista próximo à sua região:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Endocrinologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além de avaliar os níveis de hormônios da pituitária, o médico também pode solicitar outros exames, como teste de tolerância à glicose, exame de urina, ressonância magnética ou tomografia computadorizada do cérebro.

Possíveis causas

O hipopituitarismo pode existir logo ao nascimento, no entanto, é mais frequente que surja após algum problema que leve a uma alteração da hipófise. 

Os problemas mais comuns que podem causar hipopituitarismo incluem:

  • Pancadas fortes na cabeça;
  • Tumores cerebrais;
  • Cirurgia ao cérebro;
  • Sequelas de radioterapia;
  • AVC;
  • Tuberculose;
  • Meningite.

Além disso, alterações no hipotálamo, que é outra região do cérebro, logo acima da hipófise, também podem resultar em hipopituitarismo. Isso acontece porque o hipotálamo é responsável por produzir hormônios que influenciam o funcionamento da hipófise.

Como é feito o tratamento

Na maior parte dos casos, o tratamento para hipopituitarismo é feito com remédios que ajudam a repor os níveis de hormônios que estão sendo produzidos em menor quantidade pela hipófise e que devem ser mantidos por toda a vida, para controlar os sintomas.

Além disso, o médico também pode receitar o uso de cortisona, que pode ser usada em momentos de crise, quando se está doente ou durante momentos de maior estresse.

Já se o hipopituitarismo estiver sendo provocado por um tumor, é importante fazer a cirurgia para retirar o tecido afetado, podendo ser recomendada a radioterapia após a cirurgia.

De qualquer modo, é muito importante que a pessoa com hipopituitarismo faça consultas regulares no médico para avaliar os níveis hormonais e adequar as doses dos medicamentos, de maneira a evitar os sintomas e as complicações como infertilidade, por exemplo.