Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas do vírus Ebola

Os primeiros sintomas do Ebola são febre, dor de cabeça, mal-estar geral e cansaço e, por isso esta doença pode ser facilmente confundida com uma simples gripe ou resfriado.

No entanto, após 1 semana de desenvolvimento da doença surgem outros sintomas do vírus Ebola, como:

  • Enjôo;
  • Dor de garganta;
  • Tosse persistente;
  • Vômito frequente, que pode conter sangue;
  • Diarreia frequente,que pode conter sangue;
  • Sangramentos nos olhos, nariz, gengiva, ouvido e partes íntimas.
  • Manchas e bolhas de sangue na pele, em vários locais do corpo.

Deve-se suspeitar de contaminação por Ebola quando o paciente esteve recentemente em África ou em contato com outras pessoas que estiveram nesse continente. Nestes casos, o paciente deve ser internado e mantido sob observação para fazer testes de sangue que confirmem se está infetado pelo vírus do Ebola.

Transmissão do vírus Ebola

O Ebola é uma doença altamente contagiosa que é transmitida pelo contacto com o sangue, urina, fezes, vômito, sêmen e fluidos vaginais de pessoas contaminadas, objetos contaminados, como roupas do doente, e pelo consumo, manipulação ou contato com fluidos de animais doentes.

A transmissão só acontece quando os sintomas se manifesta, durante o período de incubação do vírus não há transmissão.

Veja como se proteger em: O que fazer para não pegar Ebola.

Como tratar o Ebola

O tratamento do Ebola deve ser feito com isolamento no hospital e, normalmente, consiste em aliviar os sintomas do paciente, através do uso de remédios para febre, vômitos e dores, até que o organismo do paciente seja capaz de eliminar o vírus.

Apesar de ser uma doença grave, com alta taxa de mortalidade, existem pacientes que foram contaminados com Ebola e que ficaram curados, tornando-se imunes ao vírus Ebola.​ Entretanto ainda não se sabe exatamente como é que isto acontece, mas estão sendo feito estudos para encontrar a cura do Ebola.

Veja mais sobre este problema em:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...