Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas do Sarcoma de Ewing

O Sarcoma de Ewing é uma doença óssea rara caracterizada por dor nos ossos longos, mal estar e emagrecimento sem causa aparente e que ocorre com mais frequência em meninos e adultos jovens, normalmente entre 5 e 25 anos.

O diagnóstico do Sarcoma de Ewing é feito por meio de exames de imagens e normalmente o tratamento indicado pelo médico é a quimioterapia.

Sintomas do Sarcoma de Ewing

Principais sintomas

Os sintomas do Sarcoma de Ewing não são muito específicos, o que pode fazer com que essa doenças seja confundida com outras doenças ósseas. Os sintomas normalmente surge quando a doença está em fase mais avançada, sendo os principais:

  • Dor e inchaço local;
  • Febre;
  • Emagrecimento sem causa aparente;
  • Mal estar e fraqueza generalizada;
  • Anemia;
  • Aumento na quantidade de leucócitos;
  • Fraturas frequentes, principalmente em fases mais avançadas da doença, já que os ossos ficam mais frágeis;
  • Dor no osso que piora à noite ou com a realização de atividade física.

Este tipo de tumor afeta, principalmente, os ossos longos do corpo, sendo a maior incidência no fêmur, ossos da bacia e no úmero, que corresponde ao osso longo do braço. Apesar de não ser comum, este tumor pode também afetar outros ossos do corpo e se espalhar para outras regiões do corpo, caracterizando a metástase, sendo o principal local de metástase os pulmões.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico do Sarcoma de Ewing deve ser feito pelo médico baseado nos sintomas apresentados pela pessoa e resultado dos exames de imagem, como raio-X, tomografia e ressonância magnética, em que é possível observar nitidamente o tumor.

O Sarcoma de Ewing é mais comum em meninos e homens jovens, normalmente entre 5 e 25 anos, e da raça branca. Além disso, a doença normalmente apresenta pior prognóstico quando o portador da doença é do sexo masculino.

Tratamento do Sarcoma de Ewing

O tratamento do Sarcoma de Ewing consiste em quimioterapia e radioterapia, porém, a remoção cirúrgica do tumor, quando possível, é o tratamento com maior eficácia para a cura deste tipo de câncer.

Quando o Sarcoma de Ewing cria metástases em outros órgãos, as chances de cura do câncer diminui bastante e o tratamento é mais complexo. Entenda como é feito o tratamento para o Sarcoma de Ewing.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar