O que você precisa saber?

Como saber se é Periodontite

Para saber se é periodontite deve-se levar em consideração os sinais e sintomas apresentados e realizar exames que possam identificar a saúde dos dentes e também a estrutura óssea da mandíbula.

Os sinais dessa doença podem demorar anos para se manifestar e a sua progressão é lenta, o que pode dificultar a sua adesão ao tratamento. Mas realizar o tratamento para controlar a inflamação e perda de massa óssea é necessário para evitar a perda dos dentes, já que estes não poderão ser substituídos, dificultando a alimentação da pessoa.

Sintomas da Periodontite

Como saber se é Periodontite

A periodontite é uma doença inflamatória que atinge a gengiva e a mandíbula causando a perda de dentes. Seus sintomas são:

  • Alterações na posição dos dentes, ficando tortos;
  • Aumento da sensibilidade dentária ao consumir alimentos frios ou quentes;
  • Mau hálito, está presente em todas as pessoas com a doença;
  • Pode haver saída de pus na gengiva, se houver uma ferida aberta;
  • Sangramento da gengiva ao escovar os dentes e ao realizar tratamentos dentários como a limpeza, um procedimento que geralmente não causa sangramento;
  • Gengiva vermelha e inchada, quando deveria estar numa coloração mais próxima do rosa;
  • Amolecimento e queda dos dentes na idade adulta, sem causa aparente.

A periodontite está intimamente ligada ao tártaro e deve tratada rapidamente para evitar o agravamento da situação.

Como é feito o Diagnóstico

O diagnóstico da periodontite deve ser feito pelo dentista ao observar os dentes e a gengiva da pessoa, mas qualquer médico poderá suspeitar da doença se observar a gengiva avermelhada, separação dos dentes ou queixas como dentes moles ou que caem com facilidade.

Para diferenciar a periodontite de uma gengivite deve-se observar a estrutura dos dentes da pessoa, sua idade e fatores como se está grávida, fuma ou tem antecedentes familiares que possuem periodontite. A maioria das pessoas sofre com um episódio de inflamação na gengiva pelo menos 1 vez na vida, sendo particularmente comum nas mulheres durante a gravidez, devido às alterações hormonais, mas nem todos terão a periodontite, que apesar de ter como sintoma a gengivite, é uma doença mais grave, que pode necessitar até mesmo de uma raspagem profunda da gengiva e cirurgia dentária.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...