Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de Osteomalácia

Os sintomas de osteomalácia mais comuns são a dor nos ossos e a fraqueza muscular, mas a doença pode gerar ainda sintomas como:

  • Sensação de dormência ao redor da boca, nos braços ou nas pernas;
  • Sensação de "tremedeira": espasmos musculares que ocorrem principalmente nas mãos e nos pés.

Na criança a osteomalácia pode gerar o raquitismo que leva o osso a não crescer de forma adequada levando à baixa estatura.

Os indivíduos mais propensos a sofrer de osteomalácia são aqueles que não têm uma alimentação adequada e ingerem quantidades insuficientes de cálcio e de vitamina D; possuem alguma outra doença que possa causar osteomalácia; os idosos e aqueles que não tem uma exposição solar de pelo menos 15 a 20 minutos diários.

As pessoas que nasceram em países ensolarados e que passam a viver em países onde faz muito frio e há pouca exposição solar também podem vir a desenvolver osteomalácia e como forma de prevenção orienta-se que haja um aumento na ingestão de alimentos ricos em cálcio e em vitamina D.

Tratamento para osteomalácia

O tratamento para osteomalácia pode ser feito através da suplementação de vitamina D, cálcio e/ou fósforo, mas é importante encontrar a causa da doença e então eliminá-la. Nos casos onde a osteomalácia gerou deformidades ósseas pode-se recorrer às cirurgias para a correção dos ossos afetados.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...