Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de mononucleose

Os sintomas iniciais da mononucleose infecciosa (doença do beijo) incluem sensação de mal-estar generalizado que dura de alguns dias até uma semana, fadiga, febre superior a 38ºC, inflamação da garganta e ínguas no pescoço.

Além da inflamação da garganta, pode-se formar pus em forma de placas esbranquiçadas na boca e garganta, que podem ser confundidos com amigdalite, por exemplo.

Outros sinais e sintomas da mononucleose incluem:

  • Dor de cabeça;
  • Pele amarelada;
  • Inchaço ao redor dos olhos;
  • Dor abdominal, pois o baço começa a inchar e o fígado pode inflamar.

Apesar dos sintomas, a mononucleose tem cura quando o tratamento é feito corretamente. O tratamento da mononucleose infecciosa pode ser feito com repouso, ingestão de cerca de 2 litros de água por dia, remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico e gargarejos com água salgada para a dor de garganta.

Fotos dos sintomas de mononucleose

Garganta inflamadaGarganta inflamada
Pus na gargantaPus na garganta

Sintomas de mononucleose infantil

Os sintomas de mononucleose infantil incluem garganta inflamada, pus na garganta, febre alta, acima de 38ºC e ínguas no pescoço. Além disso, a criança ou o bebê pode recusar a alimentação devido às dores de garganta e estar mais rabugento e choroso devido ao mal-estar geral.

Transmissão da mononucleose

O vírus causador da mononucleose pode ser transmitido através da saliva, tosse, espirros e da partilha de copos ou talheres com uma pessoa infetada. Por isso, é muito importante evitar dar beijos na boca com uma pessoa infetada e não partilhar talheres ou copos para evitar ficar contaminado.

Saiba mais sobre a mononucleose e como tratá-la em:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...