Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

10 sinais e sintomas de má circulação nas pernas

A má circulação, também conhecida por insuficiência venosa, atinge principalmente mulheres, idosos, obesos, mulheres grávidas ou que usam pílula anticoncepcional e pessoas com história familiar de insuficiência venosa, mas também pode afetar pessoas de outras idades, sendo também frequente em pessoas com outros problemas crônicos, como diabetes, hipertensão ou colesterol alto.

10 sinais e sintomas de má circulação nas pernas

Para identificar este problema, deve-se estar atento à presença de sinais e sintomas como:

  1. Pele fria, seca ou escamosa;
  2. Coceira nas pernas;
  3. Manchas vermelhas nas pernas;
  4. Presença de vasinhos ou varizes;
  5. Pés e tornozelos inchados;
  6. Cor pálida ou azulada nos locais de má circulação;
  7. Cãibras nas pernas;
  8. Sensação de formigamento, picadas ou dormência nas pernas;
  9. Ausência de pelos nas pernas;
  10. Rachaduras nos calcanhares.

Saiba porque acontece a má circulação e como é feito o diagnóstico.

Fatores que pioram os sintomas

Os sintomas pioram geralmente ao final do dia, porque a pessoa passou muito tempo de pé, com o calor e em certas alturas do ciclo menstrual. Além disso, o uso de calçado com salto alto ou completamente raso, também contribui para a exacerbação dos sintomas.

Como é feito o tratamento

O início do tratamento para má circulação deve ser feito com a prática regular de atividade física e alterações na dieta, com um aumento do consumo de alimentos ricos em vitamina C e outros antioxidantes, como laranja, limão, kiwi, alho e beterraba, por exemplo. Veja mais alimentos que podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea.

Além disso, também se pode recorrer a remédios caseiros, como chás de carqueja, ginkgo biloba e alho, realização de drenagem linfática, massagens nas pernas e nos pés ou pressoterapia, que usa aparelhos nas pernas para melhorar a circulação durante as sessões do tratamento.

A adoção de medidas, como elevar as pernas ao final do dia, tomar banho com água a uma temperatura média, fazer massagens na direção do tornozelo para a virilha e usar calçado confortável, também ajudam a reduzir o desconforto causado pela má circulação.

Em alguns casos, o médico pode também recomendar a utilização de meias de compressão ou prescrever medicamentos, como o Diosmin ou Velunid, por exemplo, que contêm diosmina e hesperidina na composição, que atuam nas veias do sistema circulatório, melhorando o tônus venoso, a microcirculação e a resistência dos vasos sanguíneos.

Também é importante evitar fumar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, que ajuda a melhorar a saúde dos vasos sanguíneos e a reduzir o inchaço nas pernas.

Assista o vídeo seguinte e saiba também o que fazer para reduzir o inchaço dos pés:

Bibliografia >

  • CUF. Doença Venosa Crónica. Disponível em: <https://www.saudecuf.pt/mais-saude/doencas-a-z/doenca-venosa-cronica#gs.5lszb7>. Acesso em 17 Abr 2019
  • MAYO CLINIC. Varicose veins. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/varicose-veins/diagnosis-treatment/drc-20350649>. Acesso em 17 Abr 2019
  • BARCELOS, Ana Carolina F.; SOUZA, Natália M. et al.. Manifestações Dermatológicas da Insuficiência Venosa Crônica . Cad Bras Med. 27. 3; 1 - 58, 2014
  • Sams - plano de saúde. Insuficiência vascular - Doença Venosa Crônica. Disponível em: <https://pics.sams.pt/SiteCollectionDocuments/Doen%C3%A7a%20Venosa%20Cr%C3%B3nica.pdf>.
  • ORDEM DOS FARMACEUTICOS. Doença venosa crónica Aliviar os sintomas e prevenir complicações. 2017. Disponível em: <https://www.ordemfarmaceuticos.pt/fotos/publicacoes/cim_e_publicacoes_doenca_venosa_cronica_581032585a1ff7444ee21.pdf>. Acesso em 21 Mai 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem