Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de má circulação nas pernas

Os principais sintomas de má circulação nas pernas são o inchaço nos tornozelos, a presença de varizes e rachaduras no calcanhar e a sensação de pernas pesadas.

A má circulação atinge principalmente idosos e mulheres, especialmente aquelas que estão grávidas ou que usam pílula anticoncepcional, mas também pode afetar pessoas de outras idades, sendo também comum em pessoas com diabetes, hipertensão e colesterol alto.

Sintomas de má circulação nas pernas

Para identificar este problema, deve-se estar atento à presença de sintomas como:

  • Pele fria, seca ou escamosa;
  • Coceira nas pernas;
  • Manchas vermelhas nas pernas;
  • Presença de varizes;
  • Pés e tornozelos inchados;
  • Cor pálida ou azuladas nos locais de má circulação;
  • Cãibras nas pernas;
  • Sensação de formigamento ou dormência;
  • Ausência de pelos nas pernas;
  • Rachaduras nos calcanhares.

Estes sintomas pioram principalmente no final do dia ou após ficar longos períodos sentado ou em pé, e melhoram ao acordar logo de manhã, pois a posição deitada, durante o sono, favorece a circulação. 

Como é feito o tratamento

O início do tratamento para má circulação deve ser feito com a prática regular de atividade física e alterações na dieta, com um aumento do consumo de alimentos ricos em vitamina C e outros antioxidantes, como laranja, limão, kiwi, alho e beterraba, por exemplo. Veja mais alimentos que podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea.

Além disso, o tratamento também pode incluir a utilização de remédios caseiros, como chás de carqueja, ginkgo biloba e alho, realização de drenagem linfática, massagens nas pernas e nos pés ou pressoterapia, que usa aparelhos nas pernas para melhorar a circulação durante as sessões do tratamento.

Em alguns casos, o médico pode também recomendar a utilização de meias de compressão ou prescrever medicamentos, como o Diosmin ou Velunid, por exemplo, que contêm diosmina e hesperidina na composição, que atuam nas veias do sistema circulatório, melhorando o tônus venoso, a microcirculação e a resistência dos vasos sanguíneos.

Também é importante lembrar que evitar fumar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, ajuda a melhorar a saúde dos vasos sanguíneos e a reduzir o inchaço nas pernas.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem