Intoxicação: o que é, tipos, sintomas e tratamento

Atualizado em dezembro 2022

Intoxicação é quando uma substância tóxica entra no organismo por meio da ingestão, inalação ou pela pele, provocando sintomas como dor no abdome, vômitos ou confusão mental e, quando grave, pode colocar a vida da pessoa em risco.  

Normalmente, a intoxicação é causada pela ingestão de alimentos mal conservados, no entanto, também pode acontecer devido ao uso incorreto de medicamentos, consumo de drogas ilícitas ou álcool e contato com metais pesados, por exemplo.

 Em caso de suspeita de intoxicação, é importante buscar ajuda médica assim que possível. O tratamento da intoxicação depende da identificação da sua causa e pode envolver a lavagem gástrica, medicamentos para controlar a pressão arterial ou frequência cardíaca e antídotos.

Imagem ilustrativa número 2

Diferença entre intoxicação exógena e endógena

A intoxicação exógena é quando substâncias são introduzidas no organismo, por meio da ingestão, absorção pela pele ou inalação, por exemplo, prejudicando o seu funcionamento.

Já a intoxicação endógena é causada pelo acúmulo de substâncias maléficas que o próprio organismo produz, mas que costumam ser eliminadas através da ação do fígado e rins, podendo ser acumuladas quando estes órgãos apresentam uma insuficiência.

Principais sintomas

Os principais sintomas de intoxicação são:

  • Aumento ou diminuição da temperatura corporal;
  • Suor intenso;
  • Sonolência, confusão mental ou agitação;
  • Falta de coordenação motora;
  • Crise convulsiva;
  • Aumento ou diminuição do diâmetro das pupilas;
  • Alterações visuais, como borramento, turvação ou escurecimento;
  • Batimentos cardíacos acelerados ou lentificados e arritmias;
  • Pressão arterial baixa ou elevada;
  • Dificuldade para respirar;
  • Náusea e vômitos;
  • Diarreia;
  • Dor no abdome;
  • Vermelhidão ou ferimentos na pele;
  • Retenção ou incontinência urinária e fecal.

Normalmente, os sintomas variam de acordo com a substância que o organismo teve contato e a sua quantidade. Além disso, algumas substâncias, como o chumbo e outros metais pesados, podem se acumular aos poucos no organismo podendo levar meses ou anos até os sintomas serem notados. 

Tipos de intoxicação

São alguns tipos de intoxicação:

1. Intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar é quando alimentos contaminados por substâncias produzidas por microrganismos, como bactérias e fungos, são ingeridos, podendo causar sintomas como náusea e diarreia. Entenda melhor o que é intoxicação alimentar.

2. Intoxicação medicamentosa

A intoxicação medicamentosa normalmente acontece quando medicamentos, como paracetamol, digoxina ou lítio, são utilizados incorretamente, especialmente quando em doses acima daquelas recomendadas pelo médico. 

Neste caso, os sintomas variam de acordo com o medicamento ingerido, podendo causar desde náusea, vômitos e perda de equilíbrio até confusão mental, crise convulsiva, arritmias e coma.

3. Intoxicação alcoólica

A intoxicação alcoólica geralmente acontece quando bebidas alcoólicas são consumidas em grande quantidade, podendo provocar sintomas como fala lentificada, náusea, vômitos, falta de coordenação e, nos casos mais graves, coma. Veja mais sintomas da intoxicação alcoólica.

4. Intoxicação por chumbo

A intoxicação por chumbo pode acontecer quando este metal, que pode estar presente em tintas, encanamentos antigos e poeira de minérios ou obras, é inalado ou ingerido, causando sintomas como dor de cabeça, dificuldade de memória e fraqueza. Conheça mais sintomas da intoxicação por chumbo e outros metais pesados.   

5. Intoxicação por monóxido de carbono

A intoxicação por monóxido de carbono acontece quando este gás é inalado em grande quantidade, devido a incêndios ou motores funcionando em locais sem ventilação, por exemplo, podendo causar sintomas como dor de cabeça, náusea, arritmias e até coma. Entenda melhor o que é a intoxicação por monóxido de carbono.

Primeiros socorros para intoxicação

Os primeiros socorros que devem ser feitos em um caso de intoxicação incluem:

  1. Ligar imediatamente para o SAMU 192, para pedir ajuda;
  2. Entrar em contato com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIAT), através do número 0800-722-6001, para receber uma orientação dos profissionais enquanto o socorro médico chega;
  3. Afastar a pessoa da substância tóxica, lavando com água caso esteja em contato com a pele, ou mudando de ambiente caso seja inalatório;
  4. Manter a pessoa deitada em posição lateral, para evitar ferir-se caso desmaie.

Além disso, é importante tentar identificar a substância que provocou a intoxicação, checando caixas de remédios e recipientes de produtos de limpeza, por exemplo, para ajudar os profissionais de saúde com mais informações. Entenda melhor o que fazer em caso de intoxicação ou envenenamento. 

Como é feito o tratamento

O tratamento para intoxicação depende da sua causa e gravidade, podendo, algumas vezes, não necessitar de tratamento específico. 

No entanto, nos casos mais graves, medidas como injeção de soro, uso de oxigênio e medicamentos para controlar a pressão arterial e frequência cardíaca inicialmente podem ser indicadas.

Algumas vezes, também podem ser utilizados antídotos para reverter os efeitos de algumas substâncias específicas no organismo. No entanto, não existem antídotos para todas as substâncias que causam intoxicação. 

Os principais antídotos em caso de intoxicação são: 

Antídoto Agente intoxicante
Acetilcisteína Paracetamol
Atropina Inseticidas organofosforados e carbamatos, como o Chumbinho;
Azul de metileno Substâncias chamadas metemoglobinizantes, que impedem a oxigenação do sangue, como nitratos, gases de escapamentos, naftaleno e alguns medicamentos, como Cloroquina e Lidocaína, por exemplo;
BAL ou dimercaprol Alguns metais pesados, como arsênico e ouro;
EDTA-cálcico Alguns metais pesados, como o chumbo;
Flumazenil Remédios benzodiazepínico, como Diazepam ou Clonazepam, por exemplo;
Naloxona Analgésicos opiáceos, como Morfina ou Codeína, por exemplo;
Vitamina K Pesticidas ou medicamentos anticoagulantes, como a Varfarina.

Além disso, caso a substância tenha sido ingerida, medidas como a lavagem gástrica ou intestinal e o uso de carvão ativado também podem ser indicadas, para evitar que a pessoa piore devido a sua absorção.

Vídeos relacionados