7 sintomas de intolerância ao glúten (com teste online)

Atualizado em junho 2023

A intolerância ao glúten provoca sintomas intestinais como excesso de gases, dor no estômago, diarreia ou prisão de ventre, mas como esses sinais também aparecem em diversas doenças, muitas vezes a intolerância não é diagnosticada.

A intolerância ao glúten pode não ter uma causa específica ou ser causada pela doença celíaca e, por isso, quando é notado desconforto abdominal após o consumo de alimentos com glúten, é importante que o médico seja consultado para que sejam feitos exames que permitam confirmar o diagnóstico de doença celíaca.

A sensibilidade ao glúten pode acontecer em crianças e adultos devido à incapacidade ou dificuldade para digerir o glúten presente nos alimentos, que é uma proteína presente no trigo, centeio e cevada.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de intolerância ao glúten são:

1. Desconforto abdominal

Quando há intolerância, após a ingestão de alimentos com trigo, cevada ou centeio é comum surgirem sintomas como excesso de gases, barriga inchada, diarreia ou prisão de ventre. Além do mal estar abdominal, as células do intestino também ficam danificadas, causando má absorção de vitaminas e minerais.

A dor da intolerância é recorrente e normalmente é acompanhada por gases e alterações intestinais principalmente após a ingestão de pães, bolos ou massas.

2. Tontura

A ingestão de glúten pode provocar tonturas, confusão mental, desorientação ou sensação de cansaço após a refeição, mas esses sintomas normalmente não são relacionados à intolerância, e por isso passam despercebidos.

A tontura causada pela intolerância aparece mesmo quando se está bem alimentado e descansado, não tendo relação com o excesso de atividade física ou alterações na pressão arterial.

3. Alterações de humor

Devido ao mal estar intestinal, é comum que ocorram alterações no humor principalmente após as refeições, com sintomas de irritabilidade, ansiedade ou tristeza.

Estas frequentes alterações de humor também causam cansaço e fadiga, mesmo após uma boa noite de sono. Isso acontece porque o corpo está concentrado em combater a inflamação no intestino, gastando toda a energia que daria ânimo e disposição para um novo dia.

4. Enxaqueca crônica

Em geral, a enxaqueca provocada por esta intolerância começa cerca de 30 a 60 minutos após a refeição, podendo ocorrer também os sintomas de visão embaçada e dor ao redor dos olhos.

5. Coceira na pele

A inflamação no intestino causada pela intolerância pode provocar ressecamento e coceira na pele, criando pequenas bolinhas vermelhas. No entanto, esse sintoma por vezes também pode estar ligado a uma piora dos sintomas de psoríase e lúpus.

6. Dor muscular

O consumo de glúten pode causar ou aumentar os sintomas de dor muscular, nas articulações e nos tendões, clinicamente chamada de fibromialgia. Também é comum ocorrer inchaço, principalmente nas articulações dos dedos, dos joelhos e do quadril.

7. Intolerância à lactose

É comum que a intolerância à lactose se apresente juntamente com a intolerância ao glúten. Assim, pessoas que já têm o diagnóstico de intolerância à lactose têm mais chances de apresentar intolerância a alimentos com trigo, cevada e centeio, devendo estar mais atentas ao sintomas.

Teste online de sintomas

Para saber o risco de ter intolerância ao glúten, selecione os sintomas apresentados no teste a seguir:

  1. 1. Excesso de gases e barriga inchada após comer alimentos como pão, macarrão ou cerveja
  2. 2. Alternância de períodos de diarreia ou prisão de ventre
  3. 3. Tonturas ou cansaço excessivo após as refeições
  4. 4. Irritabilidade fácil
  5. 5. Enxaquecas frequentes que surgem principalmente após as refeições
  6. 6. Manchas vermelhas na pele que podem coçar
  7. 7. Dor constante nos músculos ou articulações

Como saber se é intolerância

Na presença desses sintomas, o ideal é fazer exames que confirmem o diagnóstico de intolerância, como exame de sangue, de fezes, de urina ou a biópsia intestinal com o objetivo de avaliar se as alterações intestinais são devido à doença celíaca.

Qual médico consultar

Quando existe a suspeita de intolerância ao glúten, é recomendado consultar um gastroenterologista, que poderá avaliar se os sintomas apresentados são devido à doença celíaca e indicar o tratamento mais adequado.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Gastroenterologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Também é possível consultar um clínico geral, que irá avaliar os sintomas e perceber se é apenas intolerância ao glúten ou outro problema de saúde. Caso seja necessário, o clínico geral poderá encaminhar para um gastroenterologista.

Como viver com intolerância ao glúten

Após o diagnóstico, deve-se retirar da dieta todos os alimentos que contenham essa proteína, como farinha de trigo, macarrão, pão, bolos e biscoitos. É possível encontrar diversos produtos especiais que não contêm essa proteína, como macarrão, pão, biscoitos e bolos feitos a partir de farinhas que são permitidas na dieta, como a farinha de arroz, de mandioca, de milho, o fubá, a fécula de batata, fécula de mandioca, polvilho doce e polvilho azedo.

Além disso, é importante observar no rótulo a lista de ingredientes para verificar a presença de trigo, cevada ou centeio na composição ou resíduos de glúten, como é o caso de produtos como salsicha, quibe, flocos de cereais, almôndegas e sopas enlatadas. Veja como fazer uma dieta sem glúten.

Vídeos relacionados