O que você precisa saber?

Sintomas de insuficiência renal aguda

A insuficiência renal aguda é uma problema muito comum em idosos devido à diminuição do funcionamento do órgão. No entanto, também pode acontecer em pessoas mais jovens especialmente quando está relacionada a complicações da diabetes não tratada.

Nestes casos, o rim perde a capacidade de filtrar o sangue corretamente, levando a sintomas como:

  • Pouca produção de urina;
  • Retenção de líquidos, levando ao inchaço dos olhos, pernas e pés;
  • Tremores constantes;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Sensação de falta de ar;
  • Soluços frequentes;
  • Alteração na sensibilidade nas mãos ou nos pés.

Além disso, como o sangue não é filtrado corretamente, acontece um acumulo de toxinas na corrente sanguínea que pode levar a outras alterações como batimentos cardíacos irregulares, convulsões e até coma.

Assim, quando surgem os primeiros sinais e se desconfia de insuficiência renal, é aconselhado consultar imediatamente um nefrologista para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.

Sintomas de insuficiência renal aguda

Como é feito o diagnóstico

diagnóstico da insuficiência renal aguda é feito com base nos sintomas e em exames de sangue que avaliam a concentração de creatinina, ureia, a presença de aglomerados de eritrócitos, leucócitos e de proteínas. O médico irá ainda avaliar os rins, no sentido de determinar se ocorreu um aumento no tamanho desses órgãos, ou se eles são dolorosos à palpação, por exemplo.

Além disso, pode precisar fazer outros exames para identificar qual a causa que esteve na origem do mau funcionamento do rim, de forma a tratar esse problema e evitar que a insuficiência renal volte a surgir.

Tratamento para insuficiência real aguda

O tratamento para insuficiência renal aguda é feito no hospital com o uso de medicamentos que variam de acordo com a causa da insuficiência renal aguda e que melhoram o funcionamento do rim.

No entanto, quando as alterações no rim são muito graves, o médico também indicar a hemodiálise que consiste no uso de um aparelho que retira e filtra o sangue, retirando as impurezas e substituindo o funcionamento do rim.

Após isso, o tratamento também pode ser feito com alterações na alimentação, principalmente na diminuição da ingestão de proteínas e de potássio para facilitar o trabalho dos rins.

Saiba mais sobre o tratamento da insuficiência renal.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...