Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como identificar a infecção intra-uterina no bebê

A infecção intra-uterina no bebê em muitos casos causa sintomas no bebê durante o parto ou nas primeiras horas após, como dificuldade em respirar, apatia e febre, por exemplo.

Estas infecções, conhecidas por infecções congênitas, como rubéola, hepatite ou toxoplasmose, podem afetar gravemente o bebê e causar atrasa de desenvolvimento e, por isso, devem ser detectadas precocemente na maioria dos casos com o uso de antibóticos.

Como identificar a infecção intra-uterina no bebê

Principais sintomas de infecção no bebê

Um recém-nascido ou bebê de até 1 mês de idade que desenvolveu infecção intra-uterina apresenta sintomas como:

  • Dificuldade em respirar;
  • Pele e lábios arroxeados e em alguns casos pele amarelada;
  • Pouca sucção;
  • Apatia e movimentos lentos;
  • Febre;
  • Baixa temperatura;
  • Vômito e diarreia.

Em muitos casos a doença não causa sintomas e mais tarde o bebê apresenta atraso de desenvolvimento, sendo que as suas principais causas incluem infecções da grávida como rubéola, vírus HIV, hepatite B ou toxoplasmose, por exemplo.

Consequências da infecção intra-uterina no bebê

Estas infecções podem causar problemas graves como aborto, bebê morto à nascença, anomalias do desenvolvimento, prematuridade ou mesmo desenvolvimento de sequelas graves durante o crescimento.

Como identificar a infecção intra-uterina no bebê

Causas da infecção intra-uterina

Geralmente a infecção intra-uterina que afeta o bebê é causada devido ao trabalho de parto prolongado, porque as bactérias presentes no canal vaginal sobem para o útero e atingem o bebê que tem seu sistema imune ainda pouco desenvolvido, sendo facilmente contaminado.

Além disso, a infecção intra-uterina também pode ocorrer através da placenta, como ocorre por exemplo quando a mulher não-imune, consome alimentos contaminados como a toxoplasmose, por exemplo.

Tratamento para infecção intra-uterina

Para tratar a infecção na maioria dos casos o parto é por cesárea, realizados exames de diagnóstico no bebê como exame de sangue e aplicado medicamentos diretamente na veia como antibióticos.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...