A impingem é um tipo de micose superficial da pele causada por fungos que é contagiosa e por isso passa de uma pessoa pra outra facilmente através do contato direto ou de objetos contaminados. Os primeiros sintomas de impingem são o surgimento de uma mancha vermelha na pele que coça muito.
Esta micose de pele pode ser confundida com pitiríase rósea, reações ao uso de medicamentos, dermatite numular, ou psoríase e por isso deve sempre ser avaliada por um dermatologista.


Principais sintomas
Os sintomas da impingem surgem cerca de 4 a 10 dias após a infecção pelo fungo, sendo os principais sintomas:
- Mancha avermelhada, redonda e com as bordas ásperas na pele com o interior de cor clara;
- Coceira na região, podendo espalhar o fungo para outras regiões do corpo, levando ao aparecimento de outras manchas;
- Leve inchaço no local;
- Bolhas de pus sobre a pele;
- Descamação da pele.
Os sintomas podem persistir por vários dias e as manchas podem espalhar-se facilmente atingindo áreas próximas quando não são logo tratadas com o uso de medicamentos antifúngicos receitados pelo médico. As manchas na pele facilmente se espalham pelo corpo e podem afetar até mesmo o couro cabeludo.
É importante consultar um dermatologista assim que surgirem as primeiras manchas, pois apesar de não ser grave, a impingem é incômoda e contagiosa, podendo ser facilmente transmitida para outras pessoas. Veja como identificar o impingem.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico do impingem é feito pelo dermatologista por meio da observação das lesões apresentadas pelo paciente, que são bastante características. No entanto, o médico pode solicitar a realização de outros exames para confirmar o diagnóstico, como por exemplo um raspado da lesão e análise microbiológica, em que são visualizadas as estruturas fúngicas, por exemplo. Entenda como é feito o exame dermatológico.
Como é feito o tratamento
O tratamento para impingem deve ser feito o mais breve possível para que as chances de transmissão sejam diminuídas. Assim, normalmente é indicado pelo dermatologista o uso de medicamentos que podem ser utilizados em forma de pomada que devem ser colocadas na lesão, como por exemplo Cetoconazol, Fluconazol, Terbinafina e Amorolfina.
Após o início do uso da pomada, é comum que a lesão comece a ficar mais clara, especialmente no meio, porque a cicatrização da lesão ocorre do meio para as bordas.
Além das pomadas, há algumas opções de remédios caseiros para tratar a impingem, como por exemplo a levedura de cerveja, o repolho e o alecrim-pimenta, pois aliviam os sintomas da doenças e ajudam a combater a infecção. Veja algumas opções de remédio caseiro para impingem.