Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba reconhecer os Sintomas de Impingem

A impingem é um tipo de micose superficial da pele causada por fungos que é contagiosa e por isso passa de uma pessoa pra outra facilmente através do contato direto ou de objetos contaminados. Os primeiros sintomas de impingem são o surgimento de uma mancha vermelha na pele que coça muito.

Esta micose de pele pode ser confundida com pitiríase rósea, reações ao uso de medicamentos, dermatite numular, ou psoríase e por isso deve sempre ser avaliada por um dermatologista.

Saiba reconhecer os Sintomas de Impingem
Saiba reconhecer os Sintomas de Impingem

Principais sintomas

Os sintomas da impingem surgem cerca de 4 a 10 dias após a infecção pelo fungo, sendo os principais sintomas:

  • Mancha avermelhada, redonda e com as bordas ásperas na pele com o interior de cor clara;
  • Coceira na região, podendo espalhar o fungo para outras regiões do corpo, levando ao aparecimento de outras manchas;
  • Leve inchaço no local;
  • Bolhas de pus sobre a pele;
  • Descamação da pele.

Os sintomas podem persistir por vários dias e as manchas podem espalhar-se facilmente atingindo áreas próximas quando não são logo tratadas com o uso de medicamentos antifúngicos receitados pelo médico. As manchas na pele facilmente se espalham pelo corpo e podem afetar até mesmo o couro cabeludo.

É importante consultar um dermatologista assim que surgirem as primeiras manchas, pois apesar de não ser grave, a impingem é incômoda e contagiosa, podendo ser facilmente transmitida para outras pessoas. Veja como identificar o impingem.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico do impingem é feito pelo dermatologista por meio da observação das lesões apresentadas pelo paciente, que são bastante características. No entanto, o médico pode solicitar a realização de outros exames para confirmar o diagnóstico, como por exemplo um raspado da lesão e análise microbiológica, em que são visualizadas as estruturas fúngicas, por exemplo. Entenda como é feito o exame dermatológico.

Como é feito o tratamento

O tratamento para impingem deve ser feito o mais breve possível para que as chances de transmissão sejam diminuídas. Assim, normalmente é indicado pelo dermatologista o uso de medicamentos que podem ser utilizados em forma de pomada que devem ser colocadas na lesão, como por exemplo Cetoconazol, Fluconazol, Terbinafina e Amorolfina.

Após o início do uso da pomada, é comum que a lesão comece a ficar mais clara, especialmente no meio, porque a cicatrização da lesão ocorre do meio para as bordas.

Além das pomadas, há algumas opções de remédios caseiros para tratar a impingem, como por exemplo a levedura de cerveja, o repolho e o alecrim-pimenta, pois aliviam os sintomas da doenças e ajudam a combater a infecção. Veja algumas opções de remédio caseiro para impingem.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar