Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de Hipotireoidismo

Os sintomas do hipotireoidismo estão relacionados com o mal funcionamento da tireoide e eles podem variar de um indivíduo para o outro, assim como entre crianças e adolescentes.

Inicialmente, o indivíduo pode apenas apresentar alguns sintomas de hipotireoidismo, como cansaço e ganho de peso que, normalmente, são atribuídos à idade e até à alimentação. Mas, com o desenvolvimento da doença, o indivíduo começa a apresentar sinais e sintomas de hipotireoidismo, que ocorrem tanto nos homens como nas mulheres e que incluem:

  1. Sensibilidade ao frio;
  2. Prisão de ventre;
  3. Movimentos e pensamentos lentos;
  4. Dores musculares, assim como dor, rigidez e inchaço das articulações;
  5. Pele seca e descascando, que também pode ficar amarela;
  6. Cãibras musculares;
  7. Cabelos e unhas quebradiços;
  8. Perda da libido;
  9. Depressão;
  10. Perda de memória e dificuldade de concentração, mais frequentes nos idosos.
Sintomas de Hipotireoidismo

Além destes sintomas, um outro sintoma de hipotireoidismo feminino é a ocorrência de ciclos menstruais irregulares, levando à dificuldade para engravidar. Veja mais aqui.

Posteriormente e com o desenvolvimento da doença, o indivíduo poderá apresentar outros sintomas, como voz rouca e grave, rosto inchado, diminuição dos batimentos cardíacos, perda da audição, anemia e ausência de pelos nas sobrancelhas.

Sintomas de hipotireoidismo subclínico

O hipotireoidismo subclínico é caracterizado por uma forma leve de hipotireoidismo, em que o indivíduo normalmente não apresenta sintomas.

Porém, o indivíduo pode já apresentar alguns sintomas deste tipo de hipotireoidismo, como cansaço leve, sensação de frio ou falta de vontade para realizar atividades do dia a dia, mas estes sintomas são muito gerais e difíceis de identificar. Por isso, para diagnosticar este tipo de hipotireoidismo, o indivíduo deverá realizar um exame de sangue.

Sintomas de hipotireoidismo infantil

Os sintomas de hipotireoidismo infantil incluem crescimento e desenvolvimento lento, pele amarelada, rosto inchado, língua grande e saliente, problemas na alimentação, prisão de ventre e sonolência excessiva.

Na adolescência, os sintomas de hipotireoidismo são muito parecidos com os do adulto, mas o adolescente pode apresentar também baixa estatura e puberdade atrasada.

Sintomas de hipotireoidismo na gravidez

Os sintomas de hipotireoidismo na gravidez são os mesmos para o adulto, no entanto, devido aos riscos que o hipotireoidismo pode causar no bebê quando não é tratado, como parto prematuro ou problemas cognitivos, por exemplo, é muito importante a grávida seguir corretamente o tratamento indicado pelo médico. Saiba mais sobre o Hipotireoidismo na gravidez.

O que causa o hipotireoidismo

As causas do hipotireoidismo estão relacionadas com o tratamento para o hipertireoidismo, deficiência de iodo na alimentação, Tireoidite de Hashimoto, que é uma doença auto-imune que afeta a tireoide, radiação no pescoço ou tórax e cirurgia à tireoide.

Como tratar o hipotireoidismo

O hipotireoidismo não tem cura, mas pode ser tratado com o uso de um remédio, como o Levotiroxina, para regular a função dos hormônios da tireoide, que deve ser tomado diariamente e durante toda a vida. Saiba mais detalhes do tratamento clicando aqui.

Veja os melhores remédios caseiros para complementar o tratamento clicando aqui.

Assista no vídeo a seguir os alimentos que podem ajudar a controlar o hipotireoidismo:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...