Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Conheça os Sintomas da Hipocondria

Desejo de realizar muitos exames médicos desnecessários, ficar obcecado com sintomas aparentemente inofensivos, necessidade de ir muita vezes ao médico e preocupação excessiva com a saúde são alguns dos sintomas da Hipocondria. Esta doença, também conhecida como “mania de doença”, é um transtorno psicológico onde existe uma preocupação intensa e obsessiva pela saúde, saiba mais em Preocupação excessiva com a saúde pode ser Hipocondria

Algumas das possíveis causas desta doença incluem excesso de estresse, depressão, ansiedade, excesso de preocupação ou trauma após a morte de um familiar. O tratamento da Hipocondria pode ser feito através da realização de sessões de psicoterapia, com um psicólogo ou psiquiatra, podendo em alguns casos ser necessária a toma de remédios ansiolíticos, antidepressivos ou calmantes, para completar o tratamento. 

Conheça os Sintomas da Hipocondria

Principais Sintomas da Hipocondria

A Hipocondria pode ser identificada através da presença de diversos sintomas, que incluem: 

  • Necessidade de realizar constantemente auto-exames, fazendo apalpações e analisando sinais e verrugas; 
  • Desejo de realizar constantemente exames médicos desnecessários;
  • Medo intenso de ter uma doença grave;
  • Excesso de preocupações com a saúde que acabam prejudicam as relações com amigos e familiares; 
  • Monitorizar regularmente os sinais vitais, como pressão arterial e pulsação;
  • Amplo conhecimento medicamentos e de tratamentos médicos;
  • Obsessão por sintomas simples e aparentemente inofensivos;  
  • Necessidade de consultar o médico várias vezes por ano;
  • Medo de ter uma doença após ouvir a descrição dos seus sintomas;
  • Dificuldade em aceitar a opinião dos médicos, especialmente se diagnóstico indicar que não existe nenhum problema ou doença. 

Além de todos esses sintomas, o Hipocondríaco apresenta também uma obsessão por sujidade e germes, que se revela quando necessita de executar tarefas básicas como ir num banheiro público ou agarrar na barra de ferro do ônibus. Para um Hipocondríaco todos os sintomas são sinal de doença, pois um espirro não é apenas um espirro, mas sim um sintoma de alergia, gripe, resfriado ou mesmo de ebola.

Como é feito o Diagnóstico 

A Hipocondria pode ser diagnosticada por um psicólogo ou psiquiatra, que analisa os sintomas sentidos, comportamento e preocupações do paciente. 

Para facilitar o diagnóstico, o médico pode pedir para conversar com um familiar próximo ou com o médico que consulta regularmente, de forma a identificar as preocupações e comportamentos obsessivos, característicos desta doença.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...