Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais sintomas da faringite estreptocócica e como tratar

A faringite estreptocócica, também chamada de faringite bacteriana, é a inflamação da faringe causada por bactérias do gênero Streptococcus, principalmente Streptococcus pyogenes, levando à dor de garganta, aparecimento de placas brancas no fundo da boca, dificuldade para engolir, diminuição do apetite e febre.

É importante que a faringite estreptocócica seja identificada e tratada rapidamente, não só pelo fato dos sintomas serem bastante desconfortáveis, mas também pela chance de surgirem complicações, como inflamação do rim ou febre reumática, por exemplo, o que significa que a bactéria conseguiu proliferar a atingir outros órgãos, o que torna o controle da infecção mais difícil.

Principais sintomas da faringite estreptocócica e como tratar

Sintomas de faringite estreptocócica

Os sintomas de faringite estreptocócica são bastante desconfortáveis, sendo os principais:

  • Dor de garganta intensa, que aparece rapidamente;
  • Garganta vermelha com presença de pus, que é percebido por meio do aparecimento de placas brancas no fundo da garganta;
  • Dificuldade e dor para engolir;
  • Amígdalas vermelhas e inchadas;
  • Febre entre 38,5º e 39,5 ºC;
  • Dor de cabeça;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dor na barriga e no resto do corpo;
  • Perda de apetite;
  • Erupção cutânea;
  • Ínguas inchadas e sensíveis no pescoço.

De forma geral, os sintomas de faringite bacteriana surgem de forma súbita e intensa cerca de 2 a 5 dias após contato com o microrganismo infeccioso, podendo desaparecer ao fim de 1 semana, quando a infecção é tratada corretamente.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a faringite estreptocócica deve ser feito conforme a recomendação do clínico geral ou infectologista, pois envolve o uso de antibióticos, que devem ser usados de acordo com a indicação mesmo que os sintomas de faringite desapareça. Nos casos mais graves, em que o médico identifica outros focos de infecção, pode ser recomendado o tratamento com antibiótico diretamente na veia.

Pode também ser necessário tomar remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, ou analgésicos, para reduzir a inflamação da garganta, aliviar as dores e baixar a febre. Existem também pastilhas, que podem ser usadas para auxiliar no tratamento e que possuem ação antisséptica e ajudam a aliviar a dor.

Apesar de ser na maioria das vezes ser difícil comer devido à perda do apetite e a dor na garganta ao engolir, é importante que a pessoa se alimente, de preferência com alimentos pastosos, pois assim evita-se a desnutrição e favorece o combate ao microrganismo, uma vez que os alimentos ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Confira no vídeo a seguir como melhorar o sistema imunológico para combater a faringite:

COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO

41 mil visualizações

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem