Os principais sintomas de clamídia são dor ou ardor ao urinar, corrimento vaginal ou peniano semelhante a pus, vontade frequente para urinar, dor pélvica ou abdominal, sangramento fora do período menstrual, dor de garganta ou no reto.

A clamídia é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, transmitida através da relação sexual desprotegida vaginal, anal ou oral, com uma pessoa infectada, mas também pode ser transmitida da mãe para o bebê durante o parto. Entenda como se pega a clamídia.

É importante consultar o ginecologista, urologista ou clínico geral assim que surgem os sintomas de clamídia, para que seja diagnosticada e iniciado o tratamento que normalmente envolve o uso de antibióticos.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de clamídia

Os principais sintomas da clamídia são:

  1. Dor ou sensação de queimação ao urinar;
  2. Corrimento ou secreção semelhante a pus;
  3. Vontade de urinar com frequência;
  4. Urina com pus.

Esses sintomas clássicos da clamídia são comuns tanto para homens como para mulheres.

No entanto, na maioria dos casos, a clamídia é uma "infecção silenciosa", não provocando sintomas, sendo detectado em exames de rotina ou para identificar a causa desses sintomas, que são semelhantes à infecção urinária.

Além disso, a clamídia pode causar dor, vermelhidão ou secreção purulenta nos olhos, devido a conjuntivite, chamada tracoma, que acontece quando a pessoa tem contato com secreções genitais com a bactéria e acidentalmente leva a mão aos olhos. Saiba identificar os sintomas de tracoma.

É importante consultar o ginecologista, no caso de mulheres, ou urologista, no caso de homens, caso surjam sintomas de clamídia, que também podem ter diferença quando afeta homens e mulheres.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Sintomas de clamídia feminina

Os principais sintomas de clamídia feminina são:

  1. Dor pélvica ou no baixo ventre;
  2. Corrimento vaginal branco, amarelo ou cinza;
  3. Corrimento com mau cheiro;
  4. Dor durante o contato íntimo;
  5. Sangramento fora do período menstrual;
  6. Menstruação dolorosa;
  7. Sangramento após o contato íntimo;
  8. Coceira ou sensação de queimação na vagina e ao redor dela.

Os sintomas de clamídia feminina podem ser leves ou a mulher pode não apresentar sintomas, sendo detectado em exames de rotina ginecológicos.

Quando não tratada a clamídia pode afetar o trato genital superior, incluindo colo do útero, útero, ovários e tubas uterinas, causando a doença inflamatória pélvica (DIP), podendo surgir febre, calafrios, náuseas e vômitos. Saiba identificar os sintomas da DIP.

Leia também: IST's na mulher: 11 sintomas, causas (e o que fazer)tuasaude.com/sintomas-de-dst-na-mulher

Sintomas de clamídia masculina

Os principais sintomas de clamídia em homens são:

  1. Corrimento branco, cinza ou claro pela uretra;
  2. Secreção pela uretra que pode ser mais evidente ao puxar o prepúcio ou durante a manhã;
  3. Dor abdominal;
  4. Dor e inchaço nos testículos;
  5. Aumento da sensibilidade nos testículos;
  6. Dor durante o contato íntimo ou ao ejacular;
  7. Presença de sangue no sêmen;
  8. Febre.

Os sintomas da clamídia masculina, normalmente estão relacionados à inflamação na uretra, chamada uretrite, ou inflamação do epidídimo, conhecida como epididimite. Veja todos os sintomas da uretrite e epididimite.

Além disso, a clamídia no homem pode causar prostatite, que é a inflamação da próstata, com sintomas como dor ao urinar, diminuição do jato de urina ou dor no períneo, que é a região entre o escroto e o reto. 

Leia também: 12 sintomas de IST no homem e o que fazertuasaude.com/sintomas-de-dst-no-homem

Sintomas de clamídia anal

Os principais sintomas de clamídia no ânus são:

  1. Dor no reto ou no ânus;
  2. Secreção com aspecto de pus;
  3. Sangramento anal.

Os sintomas da clamídia no ânus podem surgir devido a infecção através do sexo anal desprotegido, podendo afetar homens, principalmente os receptivos do sexo anal, ou mulheres.

Quando a infecção é transmitida através do sexo anal, pode ocorrer inflamação da mucosa do reto, chamada proctite, resultando nos sintomas. Confira todos os sintomas da proctite.

Sintomas de clamídia na boca

Os principais sintomas de clamídia na boca são:

  1. Dor de garganta;
  2. Garganta inchada;
  3. Tosse;
  4. Febre.

Esses sintomas surgem devido a transmissão da bactéria Chlamydia trachomatis pelo sexo oral desprotegido com uma pessoa infectada, causando inflamação na faringe, chamada faringite. Veja como identificar os sintomas de faringite.

Sintomas de clamídia no bebê

Os principais sintomas de clamídia no bebê são:

  1. Vermelhidão nos olhos;
  2. Inchaço nas pálpebras;
  3. Secreção nos olhos amarelo-esverdeada;
  4. Respiração rápida;
  5. Dificuldade para respirar;
  6. Tosse;
  7. Febre;
  8. Sonolência excessiva.

Os sintomas de clamídia no bebê podem surgir de 1 a 3 semanas após o nascimento, causando conjuntivite ou pneumonia no bebê.

A bactéria Chlamydia trachomatis pode ser transmitida para o bebê durante o parto vaginal.

O que fazer

Na presença de sintomas de clamídia, deve-se consultar o o ginecologista, no caso de mulheres, ou o urologista, no caso de homens, para uma avaliação.

Desta forma o médico pode solicitar exames para confirmar a infecção por clamídia e iniciar o tratamento mais adequado, que normalmente envolve o uso de antibióticos. Veja como é feito o tratamento para clamídia.

Como confirmar a clamídia

O diagnóstico da clamídia é confirmado pelo ginecologista ou urologista através da avaliação dos sintomas, histórico sexual e exame físico.

Além disso, o médico deve solicitar uma análise da secreção vaginal ou peniana e o exame de urina, para identificar a presença da bactéria.

Leia também: 10 exames IST: quais são, o que detectam (e quando fazer)tuasaude.com/exames-ist

Quanto tempo demora clamídia?

A clamídia pode demorar cerca de 15 dias para aparecer os primeiros sintomas, que podem ser leves e melhorar em cerca de quatro semanas sem tratamento, no entanto, a bactéria não foi eliminada e pode continuar a ser transmitida.

Essa infecção deve ser identificada o quanto antes para evitar complicações, como Doença inflamatória pélvica (DIP) em mulheres ou prostatite em homens.

Além disso, durante a gravidez a clamídia pode causar complicações como ruptura prematura de membranas, parto prematuro, baixo peso ao nascer, morte do feto ou infecções neonatais, como conjuntivite ou pneumonia.

Vídeos relacionados