Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de candidíase oral

Os sintomas de candidíase oral são provocados pelo desenvolvimento do fungo Candida albicans e incluem:

  • Camada esbranquiçada na boca;
  • Placas de uma substância cremosa na boca;
  • Sensação de algodão dentro da boca;
  • Dor ou ardência nas regiões afetadas;

Os sintomas de candidíase na boca são comuns nos bebês e recém-nascidos, uma vez que possuem o sistema imune pouco desenvolvido, no entanto a candidíase, oral também é frequente em pacientes com HIV, diabetes ou infecções.

Nos casos mais graves, a candidíase pode afetar o esôfago, provocando sintomas de candidíase na garganta que incluem dor e dificuldade para engolir alimentos.

Tratamento para candidíase oral

O tratamento para candidíase oral pode ser feito em casa e dura cerca de 14 dias, sendo iniciado com o uso de enxaguantes bucais antifúngicos, como a Nistatina.

Nos caso de o enxaguante não apresentar efeitos, o médico pode receitar a ingestão de remédios antifúngicos orais, como o Fluconazol, que deve ser tomados segundo a orientação médica, mesmo depois do desaparecimento dos sintomas.

Além disso, para facilitar o tratamento para candidíase na boca, é importante manter boa higiene oral, lavando os dentes depois de comer, ou, no caso do bebê, dando 20 ml de água fria fervida para eliminar os restos de leite da boca.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...