Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de Câncer no Testículo

Um dos sintomas mais clássicos de câncer no testículo é o aparecimento de um caroço duro, indolor e do tamanho de uma ervilha no testículo, mas outros sintomas que também devem ser avaliados por um urologista e que podem indicar a presença de câncer, incluem:

  1. Dor ao apalpar o testículo;
  2. Aumento do tamanho ou do peso do testículo afetado;
  3. Endurecimento ou amolecimento do testículo;
  4. Dor no baixo ventre;
  5. Dificuldade para urinar;
  6. Presença de sangue na urina;

Além disso, em alguns casos, também é possível que o homem possa apresentar aumento do tamanho das mamas e da sensibilidade dos mamilos, devido à diminuição da quantidade de testosterona.

Sintomas de Câncer no Testículo

Nem sempre o câncer no testículo causa dor, principalmente no início da doença. Por isso, o mais importante é examinar regularmente os testículos, observando se são simétricos e se têm a mesma textura. Recomenda-se que o auto-exame testicular seja feito logo após o banho morno, quando a pele que envolve os testículos está mais relaxada. Veja o passo-a-passo para fazer o autoexame do testículo corretamente.

Muitas vezes, estes sintomas não estão relacionados com o câncer, podendo surgir devido a outros problemas mais comuns, como hidrocele ou varicocele, por exemplo, que têm um tratamento muito diferente. Confira quais as 7 causas mais comuns de caroço no testículo.

Como confirmar o diagnóstico

Caso se note alguma destas alterações, deve-se marcar uma consulta com um urologista para que fazer um exame médico mais detalhado e identificar qual a causa dos sintomas.

Além de avaliar os testículos e o histórico clínico, o urologista pode ainda pedir outros exames como ultrassonografia e um exame de sangue, para confirmar ou despistar o diagnóstico de câncer, assim como identificar em que fase de desenvolvimento se encontra.

Qual o estadiamento do câncer de testículo

Existem 4 estádios principais no desenvolvimento do câncer no testículo:

  • Estádio 0: o câncer encontra-se apenas nos túbulos seminíferos no interior do testículo e não se alastrou para outras partes, nem para os nódulos linfáticos.
  • Estádio I: as células cancerígenas cresceram para fora dos túbulos seminíferos e, por isso, podem estar afetando as estruturas próximas do testículo, no entanto, o câncer ainda não chegou nos nódulos linfáticos;
  • Estádio II: o câncer pode ter crescido para fora do testículo ou o tamanho não pode ser avaliado corretamente. Além disso, pode ter-se espalhado para ou ou mais nódulos linfáticos;
  • Estádio III: o câncer pode ter crescido para fora do testículo, mas o tamanho não pode ser avaliado corretamente. O câncer também poderá ter chegado nos nódulos linfáticos e outras estruturas próximas.

Normalmente, quanto mais avançado o estádio do câncer mais difícil poderá ser o tratamento, podendo ser necessário remover os testículos para obter a cura.

Saiba mais sobre as diferentes formas de tratamento do câncer no testículo.

Quem tem maior risco de ter câncer no testículo

O câncer no testículo pode surgir em qualquer homem, no entanto, existe um risco aumentado em homens entre os 20 e os 45 anos, com casos de câncer na família ou que tenham HIV.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem