Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas da neurofibromatose

Os sintomas da neurofibromatose, que se caracteriza pela formação de pequenos tumores chamados de neurofibromas devido a mutações genéticas, variam de acordo com o tipo da doença e a sua gravidade.

Desta forma, o principal sintoma da neurofibromatose do tipo 1 é o crescimento anormal de tumores moles e carnudos na pele chamados de neurofibromas. Outros sintomas da neurofibromatose tipo 1 incluem:

  • Manchas marrons e lisas na pele;
  • Sardas nas virilhas e axilas;
  • Lesões no olho que não afetam a visão, chamados de nódulos de Lisch;
  • Deformidades nos ossos como escoliose;
  • Dificuldades na aprendizagem;
  • Aumento do tamanho da cabeça e baixa estatura.

Na neurofibromatose do tipo 1, os tumores afetam os nervos de todo o corpo, causando um aspecto deformado no indivíduo e problemas neurológicos, renais e cardíacos. O número de tumores varia, mas podem desenvolver-se centenas deles, principalmente na adolescência. Essa doença também pode causar cores diferentes em cada olho, uma alteração chamada heterocromia.

Imagens da neurofibromatose

Sintomas da neurofibromatose do tipo 1Sintomas da neurofibromatose do tipo 1
Outros sintomas da neurofibromatose do tipo 1Outros sintomas da neurofibromatose do tipo 1

Sintomas da neurofibromatose do tipo 2

Os sintomas da neurofibromatose do tipo 2 resultam do crescimento de tumores nos nervos auditivos que causa perda de audição e equilíbrio, zumbidos no ouvido e dor de cabeça forte, apesar de poderem também apresentar pequenos tumores na pele, como na neurofibromatose tipo 1.

Tratamento da neurofibromatose

O tratamento para neurofibromatose pode ser feito com cirurgia para remoção dos tumores e diminuir o desconforto do paciente ou com radioterapia para diminuir o tamanho dos tumores. No entanto, a radioterapia nem sempre é indicada, dependendo da evolução da doença.

Saiba mais sobre o Tratamento para neurofibromatose.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...