Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode causar Infecção Urinária em Bebês e Crianças

A infecção urinária em bebês e crianças pode ser causada por alguns fatores como a desidratação; dificuldade do bebê em esvaziar a bexiga; fimose no caso dos meninos; incontinência urinária; refluxo urinário, que é quando a urina que já estava na bexiga volta para o rim ou imaturidade dos esfincteres que controlam a saída de urina.

Alguns defeitos congênitos como hipospadia ou mielomeningocele, por exemplo, também podem interferir no funcionamento normal do aparelho urinário e causar infecção de urina.

Sinais de alerta

Os sintomas da infecção urinária em bebês e crianças, geralmente, incluem:

  • Urina mais escura que o normal;
  • Urina com cheiro forte;
  • Choro ou reclamação quando está a urinar;
  • Falta de apetite;
  • Irritabilidade e falta de energia que pode causar recusa alimentar;
  • Febre de 37 a 38ºC.

A infecção urinária em bebê pode ser difícil de ser diagnosticada devido aos sintomas, pois o bebê muitas vezes pode ter só febre ou não ter febre e apresentar os outros sintomas.

No entanto, o diagnóstico de infecção urinária em bebê pode ser feito com a coleta de urina através de um saco que cola na região íntima do bebê.

Como tratar

O tratamento da infecção urinária em bebês e crianças é feito com antibióticos e durante a infecção urinária é importante mudar a fralda várias vezes ao dia, dar água ao bebê e manter o muda fraldas bem desinfectado com álcool.

O uso de lenços umedecidos aumenta as probabilidades de infecção urinária no bebê, por isso deve-se limpar a região íntima do bebê com uma compressa de algodão com água ou soro fisiológico, mantendo-o sempre bem limpo e seco. Nas meninas a limpeza da região íntima deve ser feita de frente para trás.

Veja como a alimentação pode ajudar no tratamento da infecção urinária no vídeo a seguir.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...