Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas da Estenose Aórtica

Os sintomas da estenose aórtica surgem principalmente na forma severa da doença, e normalmente são:

  • Sensação de falta de ar ao realizar exercícios físicos;
  • Aperto no peito que vai piorando com o passar dos anos;
  • Dor no peito que piora ao realizar esforços;
  • Desmaios, fraqueza ou tonturas, principalmente ao realizar exercícios físicos;
  • Palpitações cardíacas.

Estenose aórtica é uma doença do coração onde a válvula aórtica é mais estreita que o normal, dificultando o bombeamento de sangue do coração para o corpo. Essa doença é causada principalmente pelo envelhecimento e a sua forma mais grave pode levar à morte súbita, mas quando diagnosticada a tempo pode ser tratada através de cirurgia para substituição da válvula aórtica.

Localização da válvula aórticaLocalização da válvula aórtica
Válvula cardíaca com estenoseVálvula cardíaca com estenose

Diagnóstico da estenose aórtica

O diagnóstico da estenose aortica é feito através do exame clínico com o cardiologista e de exames complementares como raio X do tórax, ecocardiograma, ecodopplercardiograma ou cateterismo cardíaco. Esses exames, além de identificarem alterações no funcionamento do coração, indicam também a causa e a gravidade da estenose aórtica.

O tratamento da estenose aórtica é feito através de cirurgia, na qual troca-se a válvula deficiente por uma válvula nova, que pode ser artificial ou natural, quando é feita a partir de tecido suíno ou bovino. A substituição da válvula fará com que o sangue seja corretamente bombeado do coração para o restante do corpo, e os sintomas de cansaço e dor desaparecem. Sem a cirurgia, pacientes com estenose aórtica severa ou que apresentem sintomas sobrevivem em média 2 anos.

​​Causas da estenose aórtica

A principal causa da estenose aórtica é a idade. Com o passar dos anos, a válvula aórtica sofre alterações na sua estrutura, que é seguida de acúmulo de cálcio e funcionamento inadequado. Em geral, o aparecimento de sintomas começa após os 65 anos, mas a pessoa pode não sentir nada e até chegar a falecer sem saber que tinha estenose aórtica.

Nas pessoas mais jovens, a causa mais comum é a doença reumática, onde também ocorre calcificação da válvula aórtica, e os sintomas começam a aparecer por volta dos 50 anos. Outras causas mais raras são defeitos congênitos como a válvula aórtica bicúspide, lúpus eritematoso sistêmico, colesterol alto e doença reumatoide.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...