Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas da doença de Raynaud

Ter as pontas dos dedos esbranquiçadas ou amareladas e frias como se não se tivesse sangue nestes locais, é um dos sintomas mais característicos da doença ou fenômeno de Raynaud.

Esta alteração é mais comum em mulheres, mas também pode afetar os homens, podendo surgir em qualquer fase da vida, embora normalmente a primeira manifestação ocorra até os 40 anos de idade. Saiba mais sobre esta doença.

Sintomas da doença de Raynaud

Quais os sintomas

Os principais sintomas da doença de Raynaud são mudança de cor dos dedos, que primeiro tornam-se pálidos, depois podem ficar amarelados ou mesmo azuis, devido ao fluxo inadequado de sangue, voltando a ficar com uma coloração avermelhada, quando a circulação regressa ao normal.

Além disso, pode manifestar-se uma sensação pulsante e dolorosa quando a circulação é retomada e podem ainda surgir pequenas erupções ou mudanças na textura da pele.

Normalmente, medidas simples como evitar o frio, mudanças bruscas de temperatura e usar luvas e meias grossas no inverno, já é suficiente para evitar as manifestações dessa doença.

Nos casos mais graves, quando este fenômeno traz muito incômodo, se torna muito frequente ou existe o risco de complicações, o médico pode indicar que o tratamento seja feito com a administração de medicamentos que reduzem as sensações de desconforto, por melhorarem a circulação sanguínea. Saiba mais sobre o tratamento.

Possíveis causas

O fenômeno de Raynaud pode ser causado por distúrbios no tecido conjuntivo ou nas artérias, síndrome do tunel cárpico, realização de atividades com gestos repetitivos, uso de cigarro, lesões nas mãos ou nos pés e ingestão de certos medicamentos.

Como é feito o diagnóstico

Para fazer o diagnóstico da doença, o médico realiza um exame físico e questiona a pessoa acerca dos sintomas que se têm manifestado.

Além disso, para excluir outras doenças que causam os mesmos sintomas ou sintomas similares, como doenças autoimunes, por exemplo, o médico pode solicitar outros exames, como um teste de anticorpos antinucleares, que dá positivo quando se trata de uma doença auto-imune ou um teste que mede a velocidade de sedimentação dos glóbulos vermelhos, que também se encontra elevada caso a pessoa tenha uma doença auto-imune ou inflamatória.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar