Cefaleia em salvas: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em julho 2023

A cefaleia em salvas é um tipo de dor de cabeça que também pode causar sintomas como olho vermelho, inchaço no rosto, nariz escorrendo, pálpebra caída e diminuição do tamanho da pupila no mesmo lado da cabeça em que a dor surge.

A causa da cefaleia em salvas ainda não é totalmente conhecida, porém acontece devido a alterações no sistema nervoso, sendo mais frequente em homens com mais de 30 anos e que consomem bebidas alcoólicas, por exemplo.

Em caso de suspeita de cefaleia em salvas, é recomendado consultar um neurologista. Embora não tenha cura, o tratamento pode envolver a inalação de oxigênio no momento das crises e o uso de medicamentos, como verapamil ou lítio, para prevenir o retorno da dor.

Imagem ilustrativa número 3

Principais sintomas

Os principais sintomas da cefaleia em salvas são:

  • Dor de cabeça intensa;
  • Olho vermelho e/ou lacrimejando;
  • Inchaço no rosto;
  • Nariz escorrendo ou entupido;
  • Queda de uma das pálpebras;
  • Pupila menor em um dos olhos.

É comum a dor da cefaleia em salvas se localizar atrás do olho ou na região da órbita, de um dos lados da cabeça, e ser acompanhada de outros sintomas, como lacrimejamento do olho ou inchaço no rosto, que normalmente surgem no mesmo lado afetado pela dor. Conheça mais sintomas de cefaleia e os tipos.

Os sintomas podem durar entre 15 minutos e 3 horas, podendo retornar até 8 vezes por dia em algumas pessoas, especialmente à noite, por um período que varia de semanas a meses. Depois desse período, a pessoa pode ficar um longo tempo sem sintomas.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da cefaleia em salvas normalmente é feito por um neurologista baseado nas características da dor de cabeça e sintomas associados como intensidade, frequência, localização e duração.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o neurologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Neurologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Algumas vezes, o médico também pode indicar exames de imagem, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, para verificar se existe alguma alteração cerebral que possa estar causando a dor de cabeça.

Possíveis causas

A cefaleia em salvas é causada por anormalidades no funcionamento do hipotálamo, sistema nervoso parassimpático e vasos cerebrais. No entanto, não se sabe ao certo o que provoca essas alterações e como elas levam ao desenvolvimento de sintomas.     

Além disso, a cefaleia em salvas é mais frequente em homens com mais de 30 anos de idade, que consomem bebidas alcoólicas, têm histórico traumatismo craniano ou cirurgias no cérebro e familiares próximos com este tipo de dor de cabeça.  

Como é feito o tratamento

O tratamento da cefaleia em salvas é feito com inalação de oxigênio a 100% ou uso de medicamentos, como sumatriptano ou zolmitriptano na forma de injeção ou spray nasal, para controlar os sintomas no momento crise.

Além disso, medicamentos como verapamil, lítio, ácido valproico e prednisolona, também podem ser indicados para prevenir o retorno da dor de cabeça em alguns casos, devendo ser utilizados de acordo com a orientação do médico.