Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Síndrome de Tensão Mioneural

A Síndrome de Tensão Mioneural ou Síndrome de Tensão Miosite é uma doença que provoca dor crônica devido à tensão muscular provocada pelo stress emocional e psicológico reprimido.

Na Síndrome de Tensão Mioneural, problemas emocionais inconscientes como raiva, medo, ressentimento ou ansiedade cria tensão no sistema nervoso autônomo que inibe o fluxo de sangue para os músculos, nervos e tecido conjuntivos, provocando dor.

A dor torna-se uma consequência física para os problemas emocionais que podem ser memórias ruins que o indivíduo tende a reprimir.

Sintomas da Síndrome de Tensão Mioneural

Os sintomas da Síndrome de Tensão Mioneural mais comuns são:

  • Dor;
  • Dormência;
  • Formigueiro;
  • Rigidez;
  • Fraqueza da área afetada. 

A dor não se limita somente nas costas, onde é mais comum, mas também em outras partes do corpo. Alguns pacientes com Síndrome de Tensão Miosite sentem dor no braço cronica, dor de cabeça e da articulação da mandíbula, fibromialgia ou síndrome do cólon irritável. 

A dor pode ter uma intensidade média a severa e muitas vezes se desloca de um local do corpo para outro. Algumas pessoas sentem alívio dos sintomas temporário após um período de férias o que é indicativo de síndrome de tensão miosite. 

Tratamento da Síndrome de Tensão Mioneural

O tratamento da Síndrome de Tensão Mioneural tem duas componentes: psicológica e física. 

No tratamento psicológico, os pacientes são aconselhados a utilizar várias técnicas para identificar e minimizar/eliminar os problemas emocionais que estão a causar os sintomas da Síndrome de Tensão Mioneural:

  • Meditação diária: ajuda o individuo a identificar os pensamentos e sentimentos negativos que influenciam a sua vida e tentar eliminá-los;
  • Escrita diária das emoções sentidas durante o dia;
  • Estabelecer metas diárias e compromissos para eliminar a ansiedade e o medo;
  • Aprender a pensar de forma positiva perante os desafios. 

O tratamento para os sintomas físicos da Síndrome de Tensão Miosite como dor, rigidez, dormência ou fadiga, envolve a toma de analgésicos, fisioterapia ou massagens. 

Uma boa alimentação, execício físico, eliminação de hábitos de vida como tabagismo, alcoolismo e drogas ajudam a diminuir os efeitos emocionais sobre o corpo, eliminando alguns dos sintomas presentes na Síndrome de Tensão Miosite. 

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...